THAÍS LIMA | Secretária Municipal de Educação:

Nascida e criada em Mesquita, Thais vem de uma família composta por educadoras, o que a influenciou em sua paixão por educar. Tem formação pelo Instituto Iguaçuano de Ensino, onde lecionou, e é graduada em História.
 
Professora há 20 anos, sendo 14 deles dedicados ao próprio município de Mesquita, é efetiva também na prefeitura de Nova Iguaçu. Atuou na Subsecretaria de Administração e Recursos Humanos das secretarias de Educação dos municípios de Belford Roxo e Nova Iguaçu. No último município, permaneceu por 11 anos, sendo sua última atribuição a Superintendência de Gestão de Pessoal. É casada e mãe da Alice.

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) formula e implementa políticas públicas de educação na cidade, coordenando a implementação das mesmas e avaliando os resultados obtidos. 
 
Tais políticas têm como finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, como preconiza o próprio artigo 2* da Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9. 394 de 20 de Dezembro de 1996. 
 
Partindo do princípio que a formação é uma temática  central nas discussões relacionadas ao sistema educativo,   é também papel desta Secretatia garantir espaços de formação e valorização dos profissionais da Educação da rede Municipal, incentivando a pesquisa científica, publicação de trabalhos e a troca de saberes. 
 
As unidades de ensino de Mesquita atendem alunos da  Educação Infantil, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais) e Educação de Jovens de Adultos. Tendo ainda a Educação Especial como modalidade que perpassa por todas as etapas do sistema educativo.