LUNEY MARTINS | Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo:

Luney Martins de Almeida, 58 anos, carioca de São Cristóvão, mudou-se para Mesquita ainda criança. Fez o Ensino fundamental e o Ensino médio no Colégio Professor Anselmo, onde hoje funciona a Escola Municipal Genair Ramos Gabriel.

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Gama Filho, tem pós-graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território pela Ence, e em Docência do Ensino Médio pela Cândido Mendes. Entre2011 a 2016, assumiu a Coordenação do Curso de Edificações da Escola Técnica João Luiz do Nascimento, de Nova Iguaçu.

Foi por duas vezes conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ), e foi conselheiro do Conselho da Cidade e do Conselho do Meio Ambiente de Nova Iguaçu.

Em Nova Iguaçu, também ocupou os cargos de Superintendente de Áreas Verdes, foi Supervisor de Praças e Jardins, e também de Habitação. Foi Secretário Municipal de Gestão, Orçamento, Indústria e Comércio de Seropédica, e atuou como Diretor de Obras Diretas e Delegadas da Prefeitura de Mesquita entre 2005 e 2006.

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB) formula, controla e executa políticas públicas nas áreas de Meio Ambiente e de Urbanismo. Isso engloba a análise e o monitoramento de ações que impactem no meio ambiente e no desenvolvimento urbano, como o controle urbano, o planejamento do sistema viário, o controle do uso do solo e de espaços públicos municipais.Cabe à SEMMURB aprovar e fiscalizar a instalação de estabelecimentos públicos e privados destinados a atividades secundárias ou terciárias.

A Secretaria articula e coordena ações de preservação e controle ambiental do município. Implementa a politica habitacional e urbana, visando a redução de mazelas urbanas e sociais. Para isso, promove campanhas de conscientização com programas de "educação de cidadania". Fiscaliza as atividades que possam impactar o meio ambiente local auxiliando no combate às pragas urbanas, rurais e à caça ilegal. Entre diversas outras funções, a SEMMURB articula ações de redução dos resíduos gerados na cidade e o aumento da renda média do morador do município.