PEDRO BARBOSA | Secretário Municipal de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil:

Pedro Luiz Barbosa é Engenheiro Civil com ênfase em Transportes, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Responsabilidade Social pela UFRJ e pós-graduando em Gestão Pública Municipal pela UFF.

Pedro esteve à frete da Secretaria de Obras em Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica e Porto Real, onde desenvolveu o gerenciamento o desenvolvimento e controle inerentes a atividades de construção civil quanto pública quanto privada bem como do urbanismo. Implantou políticas públicas ligadas a mobilidade urbana, habitação desenvolvimento apoiados em Plano Diretor Municipal, Leis Complementares e Orçamento Público.

Na experiência não gerencial púbica exerceu cooperação técnica junto aos consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em projeto de reformulação Urbanística da cidade de Itaguaí e junto aos consultores da federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) em projeto de reformulação urbanística da cidade de Seropédica.

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Defesa Civil (SEMOSPDEC) é responsável pela pavimentação, drenagem, iluminação pública, arborização, jardinagem, limpeza urbana e praças, entre outros aspectos da estrutura da cidade e seus serviços públicos. Elabora, analisa e executa projetos de obras públicas, zela pela administração do cemitério municipal, promove e acompanha a execução dos serviços relativos aos sistemas de abastecimento de água de esgoto e, entre outras funções, engloba ainda a Defesa Civil de Mesquita.

A Defesa Civil de Mesquita funciona a partir de três diretorias: Operacional, Ensino e Instrução e Minimização de Desastres. A primeira entra em ação em operações no município, emergenciais ou não, garantindo a segurança e o bem-estar da população. A segunda é focada em capacitações e também no curso de Agente de Defesa Civil Mirim, que forma jovens semestralmente. Já a diretoria de Minimização de Desastres atua em ações e estratégias direcionadas à prevenção de desastres, diminuindo os riscos para a população e se preparando para emergências no município.