SÉRGIO MENDES | Secretário Municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania:

Cel. da Polícia Militar da Reserva Remunerada, tem 51 anos, é casado e tem duas filhas. Formado pela Escola de Formação de Oficiais (EsFO) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), no Curso de Formação de Oficiais, em 1987, foi declarado Aspirante à Oficial e, posteriormente, se graduou como bacharel em Direito na Universidade Gama Filho, em 1992. Cinco anos depois, fez curso de aperfeiçoamento de oficiais na Escola Superior de Polícia Militar (ESPM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
 
Em 2008, cursou, na Academia de Polícia Militar (APM) da Policia Militar da Bahia, o Curso Superior de Polícia, sendo este uma pós-graduação lato senso em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), denominado Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública. Possui alguns cursos de especialização profissional, dentre eles o Curso Básico de Tiro Policial, no qual se classificou como atirador de 1ª categoria na PMERJ em 1990; o Curso de Direção Defensiva realizado no SENAI-RJ, em 1992; o Treinamento em Direitos Humanos realizado pela ONU no Rio de Janeiro, em 1994; e o Curso de Segurança de Dignitários realizado na ACADEPOL da PCERJ, em 2006.
 
Na PMERJ, suas principais funções foram de Subcomandante do 2º BPM (Botafogo), Subcomandante do 7º BPM (São Gonçalo), Comandante do 1º BPM (Estácio), Comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), Comandante do 20º BPM (Mesquita), Comandante do 12º BPM (Niterói), Comandante do Centro de Qualificação de Profissionais de Segurança (Unidade de Ensino - Sulacap), Comandante do 5º CPA (Comando Regional do Sul Fluminense) e Comandante do 1º CPA (Comando Regional do Centro da Capital). Ao longo de sua carreira, desempenhou ainda outras funções em vários outros órgãos, como a de Instrutor de Trânsito e Práticas Operacionais na GM da Cidade do Rio de Janeiro, Ajudante de Ordens do Vice-Governador do Estado do Rio de Janeiro, Assessor da Coordenadoria Militar da Presidência da ALERJ, Agente de inteligência do SI da DRF da PCRJ, Assessor da Superintendência de Ensino e Pesquisa da SEAP/RJ, Coordenador do 1° Curso de Operações Especiais do Sistema Penitenciário da SEAP/RJ, Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da SEAP/RJ, Coordenador de Gestão Integrada do CICC da SsTec/SESEG e Coordenador de Atendimento de Emergência do CICC da SsTec/SESEG.

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania (SEMSOP) faz a proteção de bens, serviços e instalações municipais, o controle de espaços de uso público, proteção ambiental, proteção aos agentes públicos e patrimônio público, proteção a pessoas em situação de risco e outras atividades referentes à segurança pública e urbana. Para isso, ela compreende a Guarda Civil de Mesquita, criada por meio da Lei nº 682, de 22 de dezembro de 2005.

O intuito principal da SEMSOP é realizar a prevenção da violência. Para isso, promove a articulação com instituições de segurança pública nas instâncias estadual, federal e junto à sociedade civil. É ainda a pasta responsável por atuar na implementação de políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania, que é o exercício dos direitos dos cidadãos e o cumprimento de seus deveres.