EMERSON TRINDADE | Secretário Municipal de Saúde:

Emerson Trindade da Costa, mais conhecido como Dr. Emerson, tem 54 anos, e é médico ginecologista e obstetra há 29 anos. Formou-se pela Universidade Iguaçu (Unig) em 1987. É casado com a pediatra Andrea Costa, e pai de dois filhos, Leonardo e Filipe.

Foi diretor médico da Maternidade Municipal Mariana Bulhões, de Nova Iguaçu. Durante sua gestão a maternidade, reaberta em 2013 e duplicada, saiu do ranking das 34 piores maternidades do país e se tornou referência no Estado com atendimento humanizado e índice de 1% de mortalidade materna.

Em janeiro de 2016 assumiu a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Iguaçu. Durante sua gestão quatro novas unidades Clínicas da Família foram inauguradas, além da reforma de seis unidades deste gênero, e a construção de prédio em novo endereço de uma Clínica da Família e uma Super Clínica da Família. Um centro especializado de saúde também foi reformado durante sua administração.

Como secretário de Saúde, priorizou a qualidade assistencial e humanização do atendimento à população. E por sua experiência como ginecologista e obstetra, deu atenção especial às políticas de assistência em saúde às mulheres e gestantes.

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) é o órgão responsável por formular e executar a política municipal de saúde de Mesquita. Se baseia nos princípios do Sistema Único de Saúde e prioriza ações preventivas e a democratização das informações relevantes para que a população conheça seus direitos e todos os riscos à própria saúde.

Os principais serviços da secretaria são de consultas médicas e tratamentos, atendimentos de enfermagem, visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde, vigilância sanitária e epidemiológica e exames de laboratório, entre outros, além do fornecimento de medicação a partir de programas de governo federal específicos e de seu núcleo de Farmácia Popular.