JANYR MENEZES | Secretário Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura:

Janyr Fernandes de Menezes é pós-graduado em Gestão Pública. Consultor legislativo e servidor da ALERJ, onde exerceu várias atividades, como a de assessoria de comissões à chefia de gabinete na reforma da Constituinte de 1988. 

Cedido ao município de Duque de Caxias, atuou como consultor legislativo no gabinete do prefeito Washington Reis de 2005 a 2008, ocasião em que chefiou o gabinete da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

SOBRE A SECRETARIA:

A Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Agricultura (SETRADES) planeja, viabiliza e executa políticas municipais na área de incentivo ao emprego e de geração de renda para o município. Promove a articulação do trabalhador desempregado, em qualquer faixa de renda e de qualquer qualificação profissional, com o mercado de trabalho da cidade. Articula cursos de capacitação e qualificação profissional e estimula investimentos de empresas privadas no município para melhorar a oferta de vagas na região.

Um dos principais pontos fortes da SETRADES é o seu Balcão de Empregos – Mesquita. Trata-se de um sistema que armazena informações de candidatos a empregos da cidade, totalmente informatizado. A proposta é encaminhar o maior número de pessoas possível para as vagas disponíveis nas empresas parceiras da iniciativa.

Entre as competências voltadas para a agricultura local estão a coordenação de convênios com órgãos e entidades municipais, federais, estaduais e privados para execução de políticas focadas no desenvolvimento agrícola municipal. Promove medidas de defesa sanitária vegetal e animal, na busca pela melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais da cidade. Responde ainda por atividades de classificação e fiscalização de produtos agropecuários, zelando pelo cumprimento da legislação vigente.