FERNANDO GONZALES | Secretário Municipal de Transportes e Trânsito :

Fernando Gonzales é pós-graduado em Gestão de Transportes de Passageiros pela Coppe UFRJ – Transportando Multidões. De 2000 a 2014, esteve na Secretaria Municipal de Transportes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atuando na direção de diversos setores do órgão em planejamento, operação e fiscalização de transportes e trânsito.

Participou do planejamento operacional e da implantação do primeiro corredor BRT da cidade do Rio de Janeiro (Transoeste), bem como da licitação do sistema de ônibus e vans da cidade. À frente da Gerencia de Planejamento, foi o responsável pelo planejamento e operação do sistema de transporte público em grandes eventos ocorridos no Rio de Janeiro, como os Jogos Pan-Americanos de 2007, os Jogos Mundiais Militares, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo FIFA de 2014, a Jornada Mundial da Juventude, edições do Rock in Rio e do Réveillon de Copacabana e no receptivo de transatlânticos.

Em 2014, foi convidado pela Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro para ocupar o cargo de Assessor Olímpico, onde atuou como ponto focal em todos os assuntos inerentes à preparação da cidade para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016. Foi ainda responsável pelo planejamento da conservação nas provas de rua da cidade, para atender exigências internacionais das diversas federações esportivas.

SOBRE A SECRETARIA:

Compete à Secretaria de Transportes e Trânsito (SETRANS) a gestão da mobilidade no município. A SETRANS planeja, supervisiona e fiscaliza os transportes públicos municipais (transportes coletivos, escolar, fretamento, táxi e mototáxi). Além disso, é responsável por gerir o trânsito, com ações de planejamento da circulação e de engenharia de tráfego, de controle e de fiscalização, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e de educação de trânsito no âmbito do Município.