Mesquita deu seu primeiro passo para a retomada de suas padarias municipais. A secretária de Assistência Social, Cristina Quaresma, se reuniu com o presidente do Simapan, o Sindicato de Alimentação da Baixada Fluminense, Henrique Seita, para iniciar uma parceria entre a prefeitura e a organização para capacitar mesquitenses e encaminhá-los ao mercado de trabalho.
A ideia é, já a partir de abril, abrir quatro turmas com cerca de 20 alunos cada. Para isso, o município reativará suas duas escolas, na Chatuba e em Rocha Sobrinho, onde as aulas ocorrerão das 8h às 12h no turno da manhã e das 13h às 17h no turno da tarde, sempre de segunda a sexta-feira, ao longo de quatro meses. No acordo, o governo entrará com o espaço físico e o equipamento, enquanto o sindicato ficará responsável pela parte didática.
Os alunos aprenderão o ofício de padeiro e confeiteiro, com certificado emitido pelo Senai, que administrará o curso. Para isso, os equipamentos do município serão inspecionados. “Depois, faremos uma análise de tudo que pode ser reaproveitado. A partir daí, buscaremos parceiros na iniciativa privada para o reparo ou até a doação de materiais necessários”, explica a secretária de Assistência Social de Mesquita, Cristina Quaresma.