Na manhã desta última sexta-feira (29), foi realizada a reunião temática da IV Conferência de Promoção de Igualdade Racial de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e da Coordenadoria de Programa de Igualdade Racial, que este ano adotou o tema “O Brasil da década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”, no Centro Cultural Mister Waltkins.
O propósito do encontro foi elaborar e coordenar políticas públicas de promoção da igualdade racial, planejando a superação das desigualdades sócio-racial, a eliminação da discriminação, combate ao racismo e preservação da memoria, cultura e identidade étnica da comunidade afro descendente em âmbito municipal, estadual e federal.
Cristina Quaresma, secretária da SEMAS, ressaltou o valor do evento na construção de uma cidade mais justa e democrática. “Um momento bastante considerável para o nosso município. São nesses encontros que saem propostas lúcidas para que possamos desenvolver um trabalho melhor”, destacou.
De acordo com o coordenador do programa de igualdade Racial, Claudio Macalé, os afrodescendentes ainda sofrem muito no Brasil. “Nós devemos mudar essa realidade, valorizando as pessoas pela sua capacidade e competência em fazer as coisas da melhor maneira possível. E não pela sua cor”, disse emocionado.