A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoverá, nesta quinta-feira, dia 5, o evento “90-90-90 – Uma meta ambiciosa de tratamento para contribuir para o fim da epidemia de AIDS”. A ação contará com a participação dos palestrantes Salvador Corrêa, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), e Regina Bueno, da Rede de Jovens Positivos do Rio de Janeiro, e será realizada no Auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura de Mesquita, a partir das 10h. O endereço é Rua Arthur de Oliveira Vecchi 120, no Centro, e a organização é da Coordenadoria de Diversidade Sexual da cidade, vinculada à Assistência Social do município.
“É importante que se fale sobre isso não apenas para protegermos os soropositivos de hoje e evitarmos novos casos, mas também para honrarmos a memória de todos que partiram sem ter chances lutarem contra o vírus”, avalia Cristina Quaresma, a secretária de Assistência Social de Mesquita.
A ideia é apresentar a meta global definitiva e ambiciosa para os números do HIV e Aids até 2020, a “90-90-90”. A intenção é chegar ao fim da década com 90% de todas as pessoas vivendo com HIV diagnosticadas, ou seja, com elas sabendo que têm o vírus. Além disso, ter 90% de todas as pessoas com infecção pelo HIV diagnosticada recebendo terapia antirretroviral ininterruptamente. E, por último, conseguir que 90% de todas as pessoas recebendo terapia antirretroviral atinjam a supressão viral, estado em que a carga viral fica em níveis indetectáveis.
“O que precisamos entender é que, apesar de se tratar de uma meta difícil, não é inalcançável. A medicina evoluiu e hoje temos um acesso às informações totalmente diferente do que se tinha nos primeiros anos seguintes ao surgimento do vírus HIV”, defende Paulinha Única, a coordenadora de Diversidade Sexual de Mesquita.