A Prefeitura de Mesquita, por meio de sua Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com a SEBRAE, realizou na manha desta sexta-feira, dia 1º de dezembro, o curso “Mulher Empreendedora”. A atividade faz parte das comemorações pelos 16 Dias do Ativismo da Não-Violência Contra a Mulher, que trata-se de uma mobilização anual e internacional, que acontece desde 1991 com a adesão de mais de 160 países do globo terrestres.
O curso Mulher Empreendedora aconteceu no Espaço da Mulher, localizado na Rua Egídío, 1.459, na Vila Emil. Entre os objetivos da ação, se destaca a oferta para mulheres de um meio para desenvolver ou aperfeiçoar ações empreendedoras nos locais onde vivem, gerando emprego e renda e permitindo que elas adquiram mais autonomia econômica e social.
Para Cristina Quaresma, secretária da SEMAS, o propósito é que os cursos contribuam para a independência financeira das participantes e ajudem na quebra do ciclo da violência contra a mulher. “O fator financeiro ainda deixa a mulher insegura e a desencoraja a se libertar de um relacionamento abusivo. Empoderar a mulher mesquitense que sofre no dia a dia é o nosso objetivo. Queremos que essas mulheres se levantem”, disse.
O curso ministrado pela professora Cristina Cabral, abordou questões como a importância da mulher para a construção e evolução da sociedade, promoção e empoderamento feminino e as possibilidades de aplicação das características do empreendedorismo no cotidiano.
Patrícia Xavier, coordenadora de Politicas Para Mulheres de Mesquita, ressaltou a importância de cursos como esse para ajudar a inserir as mulheres no mercado de trabalho. “Empoderar essas mulheres, levantando a autoestima delas estão entre os nossos objetivos”, completa.
Uma nova turma da capacitação será realizada no dia 4 de dezembro, onde também serão apresentados conteúdos como ferramentas e métodos de trabalho, além de reflexões sobre o espaço da mulher no mercado de trabalho e como desenvolver ações empreendedora analisando as oportunidades de negócio.
Dayse Filizola da Silva, de 51 anos, aluna, destacou o valor do curso para sua vida. “Eu precisa desse curso e tomar uma atitude como mulher. Tenho que correr atrás e buscar conhecimento. Eu vou ser uma grande empreendedora”, ressaltou.
O cantor Da Ghama, um dos fundadores da banda Cidade Negra, prestigiou a abertura do curso.