A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mesquita promoverá no dia 9 de dezembro, a partir das 9h, uma edição do Mesquita em Ação. Desta vez no Paço Municipal, em frente è sede da prefeitura, no Centro da cidade, a ação social reunirá diversos serviços gratuitos à população.
“Muitas das atividades que ofereceremos fazem parte da rotina da prefeitura. Mas, como sabemos que muitas pessoas não têm tempo livre nos dias úteis, em função de compromissos pessoais ou de trabalho, vamos trabalhar intensamente no sábado para recebê-las”, avisa Cristina Quaresma, secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.
Uma novidade está reservada para tornar essa edição do Mesquita em Ação ainda mais especial. Serão abertas nessa data mais 175 vagas para o curso de cabeleireira, oferecido gratuitamente às mulheres de Mesquita no Espaço Mulher Mesquitense, na Vila Emil. Para se inscrever, é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência, com cópia. É importante lembrar que só pode se matricular a mulher moradora de Mesquita com mais de 16 anos.
A ação social proporcionará à população o acesso a serviços públicos de assistência social, lazer e saúde, entre outras áreas. A partir de parcerias estabelecidas pela SEMAS, o público poderá cortar o cabelo, aproveitar alguns procedimentos estéticos, consultar um dentista da equipe de Saúde Bucal de Mesquita, receber orientações sobre INSS, conseguir isenção para segunda via de documentos – exceto RG, que não estará disponível – e até receber isenção para casamento.
Entre os documentos que poderão ter suas segundas vias emitidas gratuitamente estão as certidões de casamento e de nascimento. Orientações jurídicas e atendimentos do Programa Bolsa Família, ID Jovem, Minha Casa Minha Vida e CadÚnico também estarão disponíveis. A ocasião servirá ainda para que a equipe da SEMAS possa reforçar com a população a agenda das atividades realizadas nos cinco CRAS e no CREAS da cidade.
“Essa integração entre o governo e a população é de extrema importância para ambas as partes. Por isso, contaremos também com a participação expressiva das outras secretarias municipais, cada uma oferecendo orientações e acesso aos serviços de suas pastas. Será um dia para promovermos a cidadania em Mesquita”, valoriza Cristina.
Para obter a gratuidade na emissão de documentos, os interessados deverão apresentar uma lista específica de documentos. Para a segunda via de certidão de nascimento ou casamento, por exemplo, é preciso portar RG, CPF e comprovante de residência. Noivos que tenham interesse em isenção para casar devem estar presentes, receberem até três salários mínimos e levarem, de ambos, as certidões de nascimento, comprovante de residência, RG, CPF e carteira de trabalho.