Palestrante do SEBRAE orienta sobre o passo a passo para a formalização de empresas
A Prefeitura de Mesquita, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), realizou palestra sobre de orientações, exclusivo para mulheres, sobre o registro de Microempreendedor Individual (MEI).
A ação aconteceu nesta quarta-feira, dia 26 de junho, no novo Espaço Mulher Mesquitense – que será inaugurado oficialmente neste sábado (29), na Rua Libânia 195, na Vila Emil. Dentre outras informações de interesse sobre o tema, a palestrante explicou o que é necessário para ser um microempreendedor.
A palestra foi proferida pela analista do SEBRAE, Vanessa Cancella, que apontou o passo a passo para a formalização de pequenos empreendimentos, apresentando as vantagens e obrigações advindas da formalização. Explicou também que os procedimentos que devem ser feitos junto à Prefeitura, para a efetiva formalização e regulamentação do empreendimento.
O evento reuniu diversas participantes que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o cumprimento das obrigações legais do MEI, além de abrir ou melhorar a gestão de seus negócios no mercado de trabalho.
“Desta forma, elas (as mulheres) sabem que estarão sendo instruídas de maneira completa. Nossa prioridade são as alunas do Espaço Mulher, que estão matriculadas nos cursos gratuitos de cabeleireira, barbeira e manicure, além das mesquitenses atendidas pelos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pelo Centro de Atendimento Especializado à Mulher, o CEAM”, avisa a coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita, Patrícia Xavier.
Desde setembro do ano passado a prefeitura de Mesquita conta com uma Sala do Empreendedor, que funciona no andar térreo da sede, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, 120, no centro. A sala faz parte do ‘Empreende Mesquita’, um programa da Secretaria da Fazenda que apresenta um conjunto de políticas públicas para criar um ambiente mais favorável ao desenvolvimento de negócios no município.
Entre os serviços disponíveis estão o programa que oferece microcrédito para microempreendedor individual (MEI) e autônomos, pequenas e microempresas. Mesquita é a primeira cidade da Baixada Fluminense a oferecer esse tipo de incentivo. No local, os interessados também recebem assessoria empresarial, contábil e jurídica. O projeto ‘Empreende Mesquita’ também funciona em parceria com o SEBRAE.