Ação contará com serviços das secretarias de Assistência Social e Saúde nesta quinta-feira, 14 de novembro
O Novembro Azul é o mês da luta contra câncer de próstata, e para dar início aos eventos de conscientização sobre a doença, Mesquita realizará ação social na Vila Olímpica da cidade. Localizado no bairro Cosmorama, o evento acontecerá de 8h às 11h, nesta quinta-feira, 14 de novembro. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Assistência Social do município receberá os homens do município para uma série de atividades.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel, além de trabalhar com isenção de alguns documentos (exceto Carteira de Trabalho, CPF ou Título de Eleitor), será oferecido, ainda, os serviços de Vale Social, atendimento em Assistência Social e Psicólogo, Bolsa Família, Cadastro Único e solicitação da carteira de estacionamento para os idosos.
Já os programas de saúde, receberão os pacientes para tratamentos de tuberculose, tabagismo, hanseníase e hiperdia – destinado ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão e diabetes.
Erika destaca, ainda, a importância do assunto para a vida e a saúde do homem. “Os homens, assim como as mulheres, também precisam de cuidados. Na sociedade de hoje, eles devem romper com alguns preconceitos e se submeter aos exames. Já que é um exame eficaz, de prevenção à doença”, resume.
A ação será focada, principalmente, no público masculino. O câncer de próstata é o segundo maior entre os homens e afeta, principalmente, homens a partir dos 50 anos. Além de parentes de primeiro grau de pacientes diagnosticados com o câncer, como filhos e irmãos.
Dedicado ao reforço da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Novembro azul é um movimento mundial, que conscientiza a população sobre a doença que em fases mais avançadas, pode provocar dores nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 69 mil homens sofreram com este tipo de câncer em 2018.
Em caso de possíveis dúvidas sobre a doença, a secretária aconselha que os homens procurem um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) espalhados pelos bairros de Mesquita. “Nosso objetivo é atender a população”, evidencia Erika.
Conscientização
Para ajudar a compreender a necessidade de exames precoces, a secretaria de saúde realizará também palestra sobre a doença. Essa será ministrada por Wesley Lima, médico da rede municipal de Saúde de Mesquita, que abordará questões de prevenção e cuidado sobre o câncer de próstata. “A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para os perigos que o preconceito com os exames podem trazer à saúde”, alerta a coordenadora do Programa Saúde do Idoso e do Homem, Renata Lúcia.