Evento acontece no saguão do prédio e faz parte das ações em homenagem à Semana da Mulher Mesquitense
Nesta terça-feira, dia 9 de março, a Feira das Mulheres Empreendedoras de Mesquita (FEME) ocupou o saguão da Prefeitura de Mesquita. Doces, salgados, kits de higiene, máscaras, roupinhas de crianças e bijuterias, entre outros produtos, foram expostos no evento, sendo uma forma de geração de renda e de divulgação do trabalho para o grupo de empreendedoras do município.
Apesar de ser um evento adequado à Semana da Mulher Mesquitense, que está sendo celebrada na cidade, este é um projeto que funciona desde 2016. A ideia é ajudar mulheres mesquitenses a trabalharem melhor seus próprios produtos. Com o espaço cedido pela prefeitura, essas mulheres conseguem mais visibilidade para seus produtos e serviços. Além disso, é também uma forma de movimentar a economia local. Vale destacar, que as medidas de prevenção contra o Covid-19 foram adotadas durante o evento, como o uso obrigatório de máscaras, assim como a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e distanciamento entre as mesas de exposição.
“Apoiar e incentivar este grupo de mulheres empreendedoras da nossa cidade é uma política pública que reforçamos nos últimos anos. Quando todo problema da pandemia passar, iremos realizar grandes feiras itinerantes por toda cidade”, informa Fabio Baiense, subsecretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Empreendedoras
Empoderadas e donas do seu próprio negócio são elas que produzem os produtos oferecidos na feira. Beth Costa, dona da marca “Beth Bijuterias”, conta que começou seu negócio vendendo bijuterias e tiaras de cabelo. No entanto, esse foi um cenário que mudou com a pandemia, quando ela viu sua renda ser comprometida. A partir daí, Beth teve de se reinventar, expandindo o seu ramo de ação e garantindo novos produtos para as suas clientes.
“Comecei, então, a confeccionar máscaras de vários formatos, combinando com as tiaras e xuxinhas de cabelo. Além disso, produzo alguns kits infantis, pois meu maior público é feminino. A maioria vem acompanhada de crianças, então, aproveitei a oportunidade para expandir o público-alvo”, explica Beth.
Já para Márcia Zanelato, a Feira das Mulheres Empreendedoras de Mesquita é um complemento para a renda familiar. A empreendedora iniciou seus trabalhos em 2016, quando ficou desempregada e teve de procurar outras formas de sustentar a casa. “Aprendi a fazer empada e, então, não parei mais”, diz. Agora, com a dupla jornada, já que conseguiu um novo emprego, sua filha a ajuda, ficando responsável pelas vendas, enquanto a massa e o recheio ficam por conta da empreendedora.
Apesar do cansaço pelo trabalho em dobro, Márcia vê benefícios em ser dona do seu próprio negócio. “Principalmente para as mulheres que, às vezes, dependem da contribuição do esposo. A flexibilidade no horário e controle da renda são uma diferença muito grande de quem trabalha em grandes empresas, por exemplo”, garante Márcia.