A atividade aconteceu na última sexta-feira, 19 de março, e foi uma ação voltada para a dicas de defesa e fuga das alunas
As atividades em prol do Dia da Mulher não param. Símbolo da independência feminina em Mesquita, o Espaço da Mulher Mesquitense realizou aulas de Defesa Pessoal. A ação aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de março, e foi ministrada pelo treinador de boxe e instrutor de Defesa Pessoal Urbana (ADAT), Wagner César Santos do Nascimento.
Para que o evento fosse possível, algumas medidas foram tomadas. Dessa forma, o número de vagas foi reduzido, o uso de máscara exigido e álcool em gel liberado. Assim, todos os presentes puderam fazer parte da instrução, sem se preocupar com a transmissão da covid-19.
A ideia foi apresentar técnicas de como se defender de situações de violência. Durante as aulas, foram dadas cinco dicas as participantes, que desempenharam, ao vivo e em dupla, algumas ações de defesa pessoal.
“Tivemos uma procura muito grande. Nossas alunas sempre estavam no espaço, questionando e pedindo que ensinassem a defesa pessoal. Por isso, trouxemos o Wagner. Ele dará dicas essenciais para uma defesa rápida e eficaz para a fuga”, explica a coordenadora de políticas para mulheres, Silvania Almeida.
Como professor da Academia de Defesa Pessoal e ações táticas do Brasil, Wagner Nascimento explica a afirmação acima. “Hoje, nosso agressor pode ser qualquer um. As aulas servem para isso, devemos estar alertas a todo momento, para que possamos nos defender”, disse. Entre algumas das explicações, Wagner especificou que arte marcial e defesa pessoal são lutas diferentes. Já que na defesa pessoal, o intuito é distrair e lesionar o agressor. Enquanto, as artes marciais tem foco no esporte e, por isso, não visa o ferimento do parceiro de luta.
Dilcinéia Braga é aluna de Zumba e Pilates do Espaço da Mulher Mesquitense. E, hoje, com quase 56 anos, ela entende a necessidade de saber se defender. “Eu já faço Muay Thai na academia e achei a aula muito legal. O mundo está muito violento e nem sempre a gente sabe o que pode acontecer. Então é bom ter esse treinamento”, valoriza.
Aulas do Espaço da Mulher Mesquitense
O Espaço da Mulher Mesquitense fica na Rua Libânia 195, na Vila Emil. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. No local, as mulheres mesquitenses têm acesso, entre outros serviços, a cursos profissionalizantes de Cabeleireira, de barbeira e de Cuidadora de Idosos; oficinas de zumba, pilates e artesanato e customização; e atendimento com nutricionista e assistente social.
CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Ao mesmo tempo, é importante lembrar que as mesquitenses podem contar com o auxílio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM). Lá, são feitos atendimentos jurídicos, psicológicos e assistencial. O local fica na Rua Paraná, nº 1 – Centro, no Fórum de Mesquita.
No entanto, para evitar aglomerações, o equipamento tem funcionado com horário reduzido, de segunda à sexta-feira das 13h às 19h. Para ser atendida, as mesquitenses devem realizar agendamento, através do telefone (21) 99112-5905.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!