Equipamentos atuam de forma integrada com toda a rede de serviços públicos do município
Porta de entrada nos municípios para aquelas pessoas que não existiam perante à lei, muitas vezes sem os documentos mínimos necessários, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em Mesquita assistem famílias em situação de vulnerabilidade a partir de vários serviços oferecidos nesses espaços. Esses equipamentos públicos promovem a garantia de direitos e cidadania, como a inscrição no Programa Bolsa Família, no Benefício de Prestação Continuada, isenção para emissão de documentos, assistência psicossocial e até oficinas para aprendizado em várias áreas, algumas com rápido retorno financeiro.
Coordenadora do CRAS Rocha Sobrinho, na Avenida Coelho da Rocha 1426, Luciene Borges conta que só a unidade tem 2.736 famílias em seu cadastro. E relata a importância do equipamento para a população. “Este setor é a primeira porta de acesso ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), cujo atendimento é feito de forma que resulte na garantia de direitos e de acesso à rede de serviços socioassistenciais, tais como a inscrição no Cadastro Único, fundamental para se tornar beneficiário do Programa Bolsa-Família, e à inscrição no Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social, ID Jovem, Carteira do Idoso, isenção de taxa de inscrição em concursos públicos, isenção para segunda via de documentos e habilitação para casamentos. Havia pessoas sem documento algum. Hoje, elas têm CPF e existem perante à lei. Nós fizemos tudo”, revela Luciene.
Além disso, Luciene lembra que a Prefeitura de Mesquita, junto aos CRAS, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferece oficinas para aprendizado em artesanato, jardinagem, música, sustentabilidade criativa, barbearia, tranças, percussão, atividade funcional e maquiagem (cílios e design de sobrancelhas), com o objetivo de fortalecer e socializar as famílias.
Mudança de vida
As oficinas oferecem certificados de participação, proporcionando mudanças na vida financeira da família. “Ao iniciar uma vida nova, com seu próprio negócio, ter a sua própria renda, a partir daí a vida muda, porque a pessoa se sente capaz, e isso se chama empoderamento pessoal”, assegura a coordenadora. O contato com o CRAS pode ser feito pelo telefone 3763-9764 ou (21) 97902-4335.
Porta de entrada
A subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel, fala sobre importância do CRAS no município como “porta de entrada” dos direitos sociais. “O setor tem o objetivo de atender pessoas ou famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. O CRAS permite o acesso à assistência social e garante a acessibilidade a todos os direitos destas pessoas”, valoriza Erika.
Não segue as redes sociais da Prefeitura de Mesquita?
Então, clique aqui para seguir o Instagram; e aqui para acompanhar tudo que rola na página do Facebook
Então, quer ler mais sobre o que acontece no município de Mesquita?
Então, acesse nosso Portal de Notícias!