Curso se direciona exclusivamente às mulheres e é oferecido pelo Espaço da Mulher Mesquitense, na Vila Emil
A partir desta terça-feira, dia 10 de maio, o Espaço da Mulher Mesquitense recebe inscrições para o curso de Design de Sobrancelhas, que é ofertado gratuitamente. Ao todo, serão 50 vagas, divididas nos turnos da manhã e da tarde. No entanto, são destinadas, exclusivamente, às mulheres que moram no município. As interessadas devem comparecer ao local e levar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência em Mesquita. O endereço é Rua Libânia 195, na Vila Emil.
Além disso, na semana que vem, do dia 17 em diante, serão abertas as inscrições para o curso de Depilação no mesmo local. Os critérios também são os mesmos que da capacitação em Design de Sobrancelhas.
A formação tem carga horária de 30 horas e oferece aulas teóricas e práticas, além de atividades extracurriculares. “No processo de aprendizagem, as alunas conhecem os conceitos, as tipologias das sobrancelhas e, ainda, um pouco da anatomia do rosto. Depois disso, elas também colocam a mão na massa, aplicando as técnicas instruídas pela professora do curso”, explica Silvânia Almeida, a coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres de Mesquita.
Mulheres formadas
Na última segunda-feira, dia 9 de maio, as alunas do Espaço da Mulher Mesquitense participaram de uma cerimônia de formatura. Ao todo, 48 mulheres receberam o certificado de conclusão do curso de Design de Sobrancelhas. Isso referente apenas ao primeiro trimestre deste ano. O evento aconteceu no cineteatro da Praça PEC, em Santo Elias.
Trajada com beca e capelo, a mesquitense Carla Tereza, de 36 anos, estava entre as formandas. Moradora do Centro de Mesquita e cuidadora de idosos, ela resolveu buscar oportunidades profissionais também na área da estética.
“Gosto bastante do campo da beleza e dos cuidados gerais. Estar me formando hoje é uma felicidade imensa, uma etapa concluída. Aprendi muito nas aulas e não vejo a hora de colocar esses conhecimentos em prática. Além disso, a equipe de lá foi bem atenciosa com a gente. Isso também ajudou muito”, expressa ela, que pretende fazer também outros cursos que são oferecidos no local.

Para homenagear as alunas, estiveram presentes o secretário municipal de Governança, Fabio Baiense; a subsecretária de Assistência Social, Nara Cristina; o coordenador da Proteção Básica de Mesquita, Loan Cavalcante; e a professora do curso, Juceia Lopes.
De acordo com Baiense, os cursos direcionam as alunas na vida profissional. “Muitas mulheres que garantem a formação no equipamento alcançam grandes resultados. Umas ingressam no mercado de trabalho e outras embarcam no desafio do empreendedorismo. Eu já fiz parte da Subsecretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município e, lá, pude constatar a movimentação da economia de Mesquita por parte da população feminina”, valoriza.
