Após disponibilizar serviços na Praça do Cosmorama, no último sábado, equipe da Assistência Social municipal entrará nos bairros Cruzeiro do Sul e Juscelino
A agenda da Assistência Social de Mesquita está cheia. Pelas próximas semanas, o setor percorrerá a cidade com uma série de serviços em espaços públicos, a fim de chegar ainda mais perto da população. Logo nesta semana, Mesquita terá três ações sociais. Na quarta-feira, 13 de julho, o Mesquita em Ação acontecerá na rua Celestina, na esquina com a rua Eugênio Soares, de 9h às 13h. Programação continua na sexta e no sábado, com atendimentos na rua Tenente Aldir Soares, em Cruzeiro do Sul, e na rua Cosmorama, dentro do conjunto Tetracampeão, respectivamente.
Até o presente momento, todas as três ações sociais que acontecerão em Mesquita possuem o mesmo horário e acontecem de 9h às 13h. “Nós montamos um cronograma extenso, para chegar onde não conseguimos regularmente. Então, a partir de agora, os mesquitenses estarão vendo muito mais ações como esta pela cidade. Assim, nós chamamos a atenção dos munícipes para algo que é direito deles e nosso dever”, defende a subsecretária municipal responsável pelo setor, Nara Cristina Lucena.
Para isso, a prefeitura contará com atendimento social e EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de isenção para a retirada de documentos, corte de cabelo e aferição de pressão, entre outros serviços.


Ação na Praça do Cosmorama
O Mesquita em Ação esteve na Praça do Cosmorama no último sábado, dia 9. Somente naquele dia, as equipes da prefeitura realizaram mais de 1.500 atendimentos. Entre eles, informação e inscrição no Cadùnico, instruções sobre meio ambiente, Defesa Civil e educação, além de serviços de beleza, fazendários e de saúde.

Lá, os mesquitenses encontraram informações em relação ao programa Auxílio Brasil, que obteve a maior procura, com 320 atendimentos. Além disso, estiveram presentes também serviços de isenção para a retirada de documentos, emissão de Carteira de Trabalho Digital e do Cartão de Estacionamento para Idosos e Deficientes e cadastro para o Vale Social.
Lidiane Machado, por exemplo, tem 32 anos e aproveitou o pouco tempo que tinha para participar da tenda do Cadastro Único. “Eu já estive no CRAS outras vezes, mas não consegui efetivar a minha inscrição. Então, aproveitei que eles estavam oferecendo o atendimento aqui, perto de casa, para me inscrever”, explicou.
Serviços para toda a família
O pula-pula e o espaço de pintura manteve as crianças ocupadas e exercendo a sua criatividade, enquanto os responsáveis estavam distribuídos em tendas para usar os serviços de maquiagem, trancista, colocação de cílios, design de sobrancelhas, corte de cabelo e barbearia.
Lorrane Costa foi mais uma das munícipes que esteve presente. Com o marido e o filho, ela aumentou a sua autoestima com um novo penteado e sobrancelhas feitas. “Eu não costumo frequentar os CRAS, ou qualquer outro espaço da Assistência, mas vim aqui porque era perto de casa e valeu muito a pena. Foi muito divertido”, garantiu a moradora de Cosmorama.

