Atividade será na quadra localizada na avenida 13 de Maio, esquina com a rua Gemini, das 9h às 13h, com diversos serviços gratuitos
Neste sábado, dia 6 de agosto, em uma nova edição do Mesquita em Ação, o BNH receberá uma ação social. A atividade acontecerá na quadra localizada na avenida 13 de Maio, esquina com a rua Gemini, das 9h às 13h. No local, estarão disponíveis vários serviços gratuitos, entre eles de beleza, de saúde e de assistência social. A proposta é percorrer o município, levando ações para localidades de fácil acesso pelos munícipes.
“Desde que o trabalho foi iniciado na cidade, muitos frutos bons foram colhidos. Conseguimos chegar aonde a atividade não conseguia, enquanto estava resumida apenas ao modelo tradicional. Essa é uma das formas de assegurar o direito da população e de aumentar o alcance das políticas públicas na sociedade”, explica a subsecretária de Assistência Social de Mesquita, Nara Cristina Lucena.
Os mesquitenses que comparecerem no evento poderão ter isenção para emissão de documentos, inscrição no CadÚnico e no Mesquita Mais Um, cadastro para o Vale Social, além da emissão de Carteira de Trabalho Digital e do Cartão de Estacionamento para Idosos e Deficientes. De igual modo, eles terão a chance de verificar os sinais vitais, com aferição de pressão e teste de glicose, e receber aplicação de flúor junto com orientações sobre a escovação.
Os cuidados com a beleza também não ficarão de lado, pois será ofertado corte de cabelo, cabeleireiro, barbeiro, trancista, maquiagem e design de sobrancelhas. Além disso, os munícipes poderão solicitar serviços e receber informações de setores como Educação, Guarda Municipal, Trânsito e Transporte, Defesa Civil, Coleta Seletiva, entre outros.
Banco de Areia e Rocha Sobrinho
Enquanto isso, a manhã da última sexta-feira, dia 5, foi bem diferente do habitual para os moradores do Banco de Areia. Isso porque foi a vez da Praça Pindorama receber o Mesquita em Ação. Ao longo do dia, o local foi marcado pela movimentação e pelos atendimentos registrados, que ultrapassaram a marca de 800. Para mais, a agenda do programa também contemplou o bairro de Rocha Sobrinho, especificamente no Sebinho, e realizou mais de 600 abordagens na última quarta-feira, dia 3.
Quem não deixou a oportunidade no Banco de Areia escapar foi Maria Francisca, de 69 anos. Bem cedo, pela manhã, ela saiu de casa e se dirigiu ao local com alguns planos em mente. Entre eles, se inscrever no Cadastro Único e buscar a emissão do Cartão de Estacionamento para Idosos para o esposo e para o irmão. “Eu fiquei sabendo e vim. Essas ações são muito importantes porque beneficiam as pessoas que não têm muitas condições financeiras e, também, mostram para a população o que a cidade oferece. Porque tem muita gente que não conhece as coisas oferecidas aqui, em Mesquita”, pontua a moradora do próprio bairro, que conseguiu cumprir os objetivos e, ainda, levou as duas netas para se divertir no parquinho e com a recreação e pintura infantil.

Ainda nessa ocasião, os trabalhos se destacaram. Um exemplo foi o de Barbearia, que tinha a mesquitense Yumi Quadros como uma das profissionais. Há sete meses, a jovem de 22 anos recebeu a capacitação do Espaço da Mulher Mesquitense e, atualmente, já coloca em prática o que aprendeu durante as aulas. Em busca do certificado de Cabeleireira e com o de Barbeira em mãos, ela conta que, desde que obteve a formação, sua vida foi completamente transformada, tanto no quesito profissional, quanto pessoal.
“Depois que me formei, meu mercado financeiro aumentou mais. Também consegui alcançar novas portas de trabalho. Hoje, estou aqui para adquirir conhecimentos e ganhar outras experiências com o público. O convite para participar da ação foi da própria gestora do Espaço. Desde então, já estive presente em várias”, aborda ela, que é apaixonada pela área da beleza desde pequena.