Atividade aconteceu na última sexta-feira, na Praça Sete Anões, e reuniu tendas com produtos e materiais variados à venda
No dia 12 de agosto, o Espaço Convive realizou a Primeira Feira de Mães de Autistas Empreendedoras. A atividade faz parte do projeto Convive com um Autista. Das 9h às 13h, a Praça João Pontes, conhecida também como Praça Sete Anões, recebeu tendas com diversos produtos e materiais à venda, entre eles utensílios de artesanato, doces e kits de cosméticos. O foco foi na rentabilidade dessas mães, além de fortalecer a luta pela inclusão e visibilidade das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A ideia é acolher as famílias assistidas no local e oferecer todo o suporte possível. “Gosto muito desse contato direto com as pessoas. Com isso, eu não poderia ficar apenas dentro do equipamento, resolvendo questões. Gosto de elaborar atividades. Foi assim que surgiu a ideia desse projeto”, apresenta a coordenadora do Espaço Convive, Andréa Alves, que também é psicóloga clínica, especializada em comportamento humano. Ela conta ainda que essa é apenas uma das muitas realizações que pretende fazer.
Na tenda de Ana Lúcia, de 54 anos, não faltaram opções. Entre doces e peças de crochê, a moradora de Santo Elias não conseguia conter a empolgação por trás da mesa com os produtos. “Eu geralmente faço para vender em casa e na internet. Vendo de tudo, mas estou querendo me concentrar nesses brinquedinhos pedagógicos, construídos com feltro. Fico feliz com eventos como esse. Particularmente, nunca tinha visto isso em Mesquita. É uma forma de dar oportunidade para as mães dos autistas. A maioria delas não pode trabalhar fora, porque tem de cuidar deles”, diz a mãe do Leonardo Medeiros, de 31 anos, que faz aulas de natação no Espaço Convive.

Apesar de ter o público mesquitense com TEA como público-alvo, a iniciativa expande sua abrangência para alcançar outras especificidades. “Às vezes, chegam pessoas com outras situações lá no espaço, mas nós não deixamos de atender. Não estamos aqui para fazer distinção, mas para promover a igualdade. E, é claro, respeitando as particularidades de cada um”, acrescenta Andréa.
Outras abordagens
Além da feira, o projeto engloba outras atividades, como rodas de conversa para troca de ideias e experiências. Para mais, nesses momentos, geralmente destaca-se a presença de profissionais dentro de cada temática. Elas são realizadas quinzenalmente com os pais, responsáveis e familiares dos assistidos no Convive. O local fica na rua Doutor Manoel Duarte 1426, em Santa Terezinha.