Espaço inaugurado nesta semana ficará aberto até dia 11 de novembro e funciona em Edson Passos
Em Mesquita, o primeiro dia de funcionamento do polo emergencial para a atualização do CadÚnico registrou 287 atendimentos. A alternativa começou a funcionar nesta terça-feira, dia 18 de outubro, na quadra da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, e seguirá até o dia 11 de novembro. Essa é a oportunidade para os mesquitenses que ainda não atualizaram seus dados regularizarem a situação junto à Assistência Social. O endereço é Avenida Marechal Castelo Branco s/nº, em frente à Praça Darcy Ribeiro e à estação de trem Edson Passos. Já o funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.
É importante lembrar que as pessoas que não realizarem a atualização do Cadastro Único poderão ter seus benefícios assistenciais bloqueados, suspensos ou até mesmo cancelados. No município, mais ou menos nove mil famílias ainda não tiveram seus dados atualizados e cerca de mil delas precisam efetuar o recadastramento. A ação estava marcada para terminar na última sexta-feira, dia 14, mas foi estendida pelo governo federal até o dia 11 do próximo mês.

Além de convocar a população, a ideia é melhorar os atendimentos oferecidos. “Esse trabalho já acontecia antes, ali na sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social. Mas lá não conseguíamos atender todas as demandas, porque o espaço é um pouco limitado. Então, com esse polo, podemos ofertar uma estrutura melhor aos nossos usuários. E isso não impacta tanto no deslocamento deles, já que a escola fica a 65 metros do prédio”, argumenta a subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Nara Cristina Lucena.
Apesar de focar na atualização dos dados, a iniciativa também busca alcançar munícipes que desejam realizar o primeiro cadastro. “A inscrição inicial no CadÚnico pode ser feita em uma das seis unidades dos CRAS de Mesquita. Porém, para a atualização, estamos centralizando nesse polo”, comenta Loan Cavalcante, diretor de Proteção Básica do município. Para isso, cerca de dez profissionais do setor atuam na linha de frente dos processos.