Munícipes puderam conferir palestras sobre prevenção ao câncer de mama e colo de útero, além de serviços gratuitos na terça-feira, dia 25
No Outubro Rosa, o Espaço da Mulher Mesquitense promoveu uma grande ação para atender a população feminina da cidade. A tarde da última terça-feira, dia 25, foi marcada por palestras e dinâmicas sobre a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, além de serviços gratuitos de barbearia, cabeleireiro, design de sobrancelhas, trancista e depilação. Para isso, o local na Vila Emil foi ornamentado de acordo com a temática, com adereços cor-de-rosa.

Esteve à frente do bate-papo a coordenadora da Clínica da Família Dr. Jorge Campos, Fabiana Medeiros. Depois dela, a equipe de residência multiprofissional em Saúde da Família da Fiocruz assumiu o comando, abordando o papel da atenção primária no combate às doenças. Esses profissionais atuam, especificamente, na unidade de Cosmorama.
“A saúde da mulher é para o ano inteiro. Em outubro, porém, costumamos reforçar essa ideia com campanhas e atividades de conscientização. Neste mês, por exemplo, a coleta de preventivos é de livre demanda nas clínicas da família. Sendo assim, é fundamental que elas não deixem de se consultar periodicamente com médicos e se atentem aos possíveis sinais e sintomas”, pontua Fabiana.
Ainda de acordo com a profissional, o autoexame também desempenha uma importante função nessa luta, pois contribui para a detecção precoce. A indicação é que as mulheres se examinem sete dias após o início do período menstrual, para não correr o risco de identificar falsos nódulos devido a alterações no corpo. Já para as que se encontram na menopausa, o recomendado é fazer o autoexame uma vez por mês.

Oportunidade
Quem executou os serviços da ação foram as alunas e ex-alunas dos cursos oferecidos no espaço. Essa é uma forma de dar oportunidades e incentivar a busca pelos sonhos. “Se elas ficassem limitadas apenas ao ensino na sala de aula, acredito que não aprenderiam tanto quanto estão aprendendo agora. Por meio de ocasiões como essa, as meninas têm a chance de aplicar os conhecimentos, colocando a ‘mão na massa’. Isso sem falar que elas gostam e se divertem bastante”, comenta Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita e gestora do Espaço da Mulher Mesquitense.
Uma das pessoas que marcou presença foi Tânia Mantilla, de 61 anos. Apesar de estar conhecendo o espaço somente agora, ela conta que já pretende voltar outras vezes. “Não conhecia ainda esse lugar, mas uma amiga minha soube desse evento e me avisou. Amei a palestra do Outubro Rosa, porque aprendi muito. E também já estou planejando fazer alguns cursos, começando pelo de Cabeleireira”, diz a moradora do Centro de Mesquita.