Cerca de 20 munícipes puderam conhecer a estrutura do local e aprender mais sobre uma parte da história da cidade
Na última quarta-feira, dia 26 de outubro, a Prefeitura de Mesquita levou pessoas com deficiência para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, localizado no Centro. Pela manhã, 18 munícipes, incluindo os acompanhantes, embarcaram no ônibus da cidadania no Paço Municipal. Mas, antes de seguirem viagem, receberam lanche nutricional para garantir as energias no passeio.
Conversas e risadas marcaram o trajeto. Além disso, empolgação não faltou. Diante dos cenários da cidade maravilhosa, como a capital do Rio de Janeiro é conhecida, comentários eram feitos e os momentos, registrados com fotos e vídeos. No céu, o sol contribuía para animar ainda mais a ocasião.

Já no Theatro, os mesquitenses puderam conhecer a estrutura do prédio, o salão principal e o hall dos bustos, com a representação de grandes nomes, como do político brasileiro Pereira Passos e do ator e encenador João Caetano. Nesses espaços, podia-se notar vários traços da arquitetura clássica, ressaltando as cerâmicas e lousas. Depois disso, a visitação aconteceu no salão de espetáculos e nas frisas que dão acesso a ele.
Esse é apenas um dos passeios que a prefeitura realiza, mensalmente, para esse público. “Já fizemos excursões para a praia, para o sambódromo e para o estádio do Maracanã, entre outras. E já temos novas datas. Nos dias 3 e 11 de novembro, iremos voltar ao Theatro com outras pessoas e vamos ao Jardim Botânico, respectivamente“, aponta Rondinelli de Oliveira, que integra a Secretaria Municipal de Governança e visa políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.
Jaqueline Oliveira, de 38 anos, aproveitou o dia ao lado da filha mais velha, Giovanna de Oliveira, de 13 anos. Esse foi o primeiro passeio das duas, mas a mesquitense conta que já quer ir nos próximos. “Foi muito divertido. A gente estava mesmo precisando. Além da Giovanna, tenho duas filhas mais novas. Então, é um pouco complicado realizar passeios como esse. Até mesmo pela questão locomotiva e financeira. Essa oportunidade também ajuda a proporcionar uma viagem mais segura e tranquila“, anuncia.

A proposta é justamente essa: promover diversão e descontração. “De vez em quando, é necessário sair um pouco para espairecer a mente. Digo isso para todas as pessoas. Mas esse público, especificamente, não tem o acesso tão facilitado a esses locais. Então, queremos oferecer essas chances. E o melhor: de forma totalmente gratuita”, complementa Eduardo Lima, que faz parte da equipe de organização dos eventos.