Praça Darcy Ribeiro teve serviços gratuitos de beleza, lazer, social e de saúde no sábado, dia 29
O último sábado, dia 29 de outubro, foi diferente para as mulheres de Mesquita. Isso porque a Subsecretaria Municipal de Assistência Social organizou uma ação social especialmente para elas, em alusão ao Outubro Rosa. Em Edson Passos, a Praça Darcy Ribeiro foi marcada pelo oferecimento de serviços gratuitos de beleza, lazer, social e de saúde. Isso sem falar da doação de lenços para usar na cabeça. Por lá, foram realizados 1.387 atendimentos pelas equipes responsáveis.
Quem passou pelo local das 9h às 13h teve a chance de ter acesso à isenção para emissão de documentos e às atividades ligadas ao Auxílio Brasil, CadÚnico, Vale Social e Carteira de Trabalho Digital. A população também pôde renovar o visual com cabeleireiro, barbeiro, design de sobrancelhas e maquiagem, além de relaxar com os atendimentos de massoterapia. Enquanto isso, as crianças se divertiram com a pintura e recreação infantil.
O cuidado com a saúde não faltou, porque profissionais da área realizaram aferição de pressão e teste de glicose, higiene bucal, aplicação de flúor e, ainda, ofereceram orientações sobre a forma correta de escovar os dentes. Também estiveram presentes os profissionais da Vigilância Epidemiológica do município, que atua na conscientização da prevenção de doenças como a hanseníase, tuberculose e as infecções sexualmente transmissíveis.


Aberta a todos
Apesar de ser dedicada às mulheres, a ação não se restringiu a elas. “Estamos realizando um evento desses por mês. E como estamos no Outubro Rosa, resolvemos aderir à campanha e promover uma grande conscientização. Também escolhemos essa praça porque é ampla e costuma ser bastante movimentada. Acredito que, assim, conseguimos alcançar mais pessoas”, frisa Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal da pasta. Quem compareceu na ação e tinha interesse em realizar os exames preventivos, recebia o encaminhamento para a Clínica da Família Edson Passos, próxima à praça.
A atividade faz parte do “Mesquita em Ação”. O projeto age de forma itinerante, levando serviços gerais para diferentes locais na cidade. A proposta é que cada vez mais pessoas sejam contempladas em suas demandas, especialmente as que possuem dificuldade para chegar aos equipamentos públicos.
Entre os munícipes que aproveitaram a oportunidade estava a Maria Joana, de 54 anos. Ela avistou a ação e resolveu marcar presença. “Passei de carro com o marido da minha cunhada e vi a movimentação. Então, voltei aqui com minha família. Meus filhos estão brincando ali na área infantil, meu esposo está cortando o cabelo e eu fiz massagem e, agora, vou para a maquiagem”, diz ela.
A ocasião ainda contou com a participação da G.R.E.S Tubarão de Mesquita e de mulheres que ocupam cargos de destaque no governo municipal, como a procuradora-geral, Dra. Cláudia da Silva Deveza Dantas; a diretora-presidente do Mesquitaprev, Cátia da Silva Ferraz; e a superintendente de recursos financeiros da Secretaria Municipal de Educação, Mariana Santos, entre outras.
