Ação voltada para elas teve aulas de defesa pessoal, apresentações de dança, maquiagem e música ao vivo
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na última quarta-feira, 8, a população feminina de Mesquita teve uma tarde especial com várias atividades voltadas a elas. No Centro do município, um centro comercial foi palco de aulas de defesa pessoal, citação de poemas, apresentações de dança e maquiagem, além de música ao vivo.
A alegria também foi um importante componente no final do evento, com o desfile. Para isso, algumas alunas do Espaço da Mulher Mesquitenses passaram por um processo de embelezamento e mostraram toda a simpatia no tapete vermelho. Depois dos aplausos, elas receberam certificados de participação e congratulações.
Quem não perdeu a chance de prestigiar o evento foi Márcia Guerreira, de 44 anos. Ela faz aulas de Design de Sobrancelhas no Espaço da Mulher Mesquitense e, assim que soube do desfile, aceitou o desafio. “Estou muito feliz, porque é uma oportunidade de nós, mulheres, aproveitarmos o nosso espaço e fazermos valer nossos direitos” conta a moradora da Vila Emil. “Já o curso que estou fazendo está sendo muito importante para eu estar me ocupando, porque tive uma perda na visão. Mas coloquei na minha mente que o fato de ser deficiente visual não me impediria de estar fazendo algo para melhorar a minha e a autoestima de outras mulheres”, disse a moradora da Vila Emil.


Subsecretária municipal de Assistência Social de Mesquita, Nara Cristina Lucena discursa que a certificação dos direitos das mulheres deve ser uma luta diária. “Em Mesquita, trabalhamos pela igualdade de gênero. Isso porque não podemos aceitar a ideia de que as mulheres não tenham as mesmas garantias que os homens somente pelo fato delas serem mulheres”, relata. Através de equipamentos como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e o próprio Espaço da Mulher Mesquitense, as investidas nesse segmento vêm gerando grandes resultados.
“Todos os anos, a gente realiza várias formaturas das turmas do espaço. E, para minha alegria, elas estão sempre cheias. As nossas alunas gostam tanto que, quando acabam um curso, já se inscrevem em outro. E, assim, a gente vai crescendo e cumprindo nosso papel, que é abrir portas para as moradores da cidade”, comenta Silvânia Almeida, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres de Mesquita e gestora do Espaço da Mulher Mesquitense.