Ao todo, 30 munícipes saíram do Centro de Mesquita com equipe da Subsecretaria Municipal de Assistência para visitar o Cristo Redentor
Para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, Mesquita teve uma programação especial: pessoas com deficiência do município realizaram um passeio ao Cristo Redentor na última terça-feira. Ao todo, 30 pessoas embarcaram em transportes disponibilizados pela própria prefeitura no Paço Municipal, na parte da manhã.
João Paulo, de 27 anos, não perdeu a chance. Ele tem síndrome de Down e estava muito empolgado com a ocasião. “Eu gostei demais. O Rio de Janeiro é lindo”, disse. Ao lado dele, estava a acompanhante Ester de Freitas, de 68 anos, que não escondeu o sorriso pela alegria do filho. “Isso é legal. Sempre que posso, não perco nenhum passeio que tem através da Prefeitura de Mesquita. São oportunidades importantes”, contou ela.

Ao atingir o topo do Morro do Corcovado, as reações foram diversas, entre as de emoção e de deslumbre. No entanto, um sentimento comum foi o entusiasmo. Enquanto isso, para eternizar as lembranças, fotos e vídeos começaram a ser produzidos. “Pode parecer simples, mas esses momentos são bastante especiais para eles. Principalmente pelo acesso facilitado. Porque muitos não conseguem visitar lugares mais distantes por conta das limitações”, pontua Rondinelli de Oliveira, que atua na Secretaria Municipal de Governança e visa políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.
Esse, porém, não é o primeiro passeio direcionado a esse público. Somente nos últimos meses, a prefeitura organizou idas ao bondinho do Pão de Açúcar, ao Theatro Municipal do Rio e ao Maracanã, entre outros. Eduardo Lima, que faz parte da equipe de organização do passeio, revela que já tem planos para os próximos.
“Infelizmente, não conseguimos trazer todas as pessoas nesse passeio, porque a demanda é grande. Mas já estamos vendo outros para alcançar aqueles que não foram contemplados agora. Nossa meta é incluir todos”, indica Eduardo.

Dia Mundial da Síndrome de Down
A data é comemorada em 21 de março e busca conscientizar a vida das pessoas com a síndrome, que representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo. Além disso, outro objetivo do dia é falar sobre a garantia dos direitos sociais. A data foi reconhecida pela ONU, a Organização das Nações Unidas, em 2012. No Brasil, porém, o dia só passou a ser celebrado no ano passado.