Evento aconteceu no dia 28 de junho e teve a presença de autoridades no assunto
Mesquita realizou a XI Conferência Municipal de Assistência Social no dia 28 de junho, das 9h às 17h. O Centro Cultural Mister Watkins sediou o evento, que teve como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A ocasião contou com a participação de autoridades no assunto, como a subsecretária de Administração da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Erika Rangel, e o secretário de Governança de Mesquita, Fabio Baiense.
A conferência funciona como uma forma de ouvir a sociedade civil, a população e quem atua na ponta. No evento, após debates sobre os cinco eixos escolhidos pelo Governo Federal, foi realizada uma votação sobre as melhores propostas que buscam ajudar no trabalho da Secretaria da Assistência Social, seja na esfera municipal, estadual ou federal.
Além de Erika e Fabio, a mesa foi composta por outros integrantes, sendo eles: Nara Cristina Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social; Simone Tourino, superintendente de Políticas para Pessoa Idosa do Estado; e Cássia Verônica, assistente social, representando a sociedade civil. “Nossa luta como parte do SUAS é mostrar que o segmento possui uma política de relevância tanto quanto as demais políticas que existem. Então, precisamos debater e falar das dificuldades e do que pode melhorar. Porque não existe uma demanda apenas, trabalhamos com pessoas e para pessoas”, afirma Nara.
Participaram da votação aqueles que se inscreveram, anteriormente, nas pré-conferências para delegados, sendo profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), pessoas ou instituições interessadas no aperfeiçoamento do serviço na condição de usuário, entidades ou organizações governamentais e representantes governamentais. A atuação deles é crucial na escolha dos delegados para a Conferência Estadual.
“A assistência social ganhou os holofotes por causa da pandemia da Covid-19, mas esse é um serviço fundamental para o funcionamento no dia a dia da sociedade. É a forma do Estado chegar até os cidadãos e trazer mais dignidade para cada um. A conferência tem a função de nos fazer olhar para o que temos e melhorar para, assim, fazer nosso trabalho aqui, em Mesquita”, declara Fabio Baiense.

Além disso, durante a programação, aconteceu a apresentação do coral da Assistência Social, com um repertório de três músicas, sendo uma delas “Tempos Modernos”, do cantor Lulu Santos. Para os assistidos, a canção expressava um pouco do que é a vivência deles junto ao equipamento.
