Com entrega de kits de fralda e ensinamentos sobre cuidados com recém-nascidos, reuniões acontecem mensalmente nos equipamentos da Assistência Social de Mesquita
Na tarde da última terça-feira, dia 22 de agosto, foi realizada mais uma edição do encontro de mães e gestantes assistidas pelos CRAS. Dessa vez, a atividade aconteceu no Centro de Referência em Assistência Social de Rocha Sobrinho, localizado na Avenida Coelho da Rocha 1426, e contou com a participação das secretarias municipais de Saúde e Educação, para tratar dos assuntos relacionados à gestação, maternidade e desenvolvimento infantil. Estiveram presentes 32 mamães acompanhadas pelos equipamentos e, ao final do bate-papo, todas receberam doações de kits de fralda, leite e lenços umedecidos.
Apresentando o tema “Primeira Infância”, as equipes multiprofissionais presentes discursaram sobre conceitos de formas de aprendizagem, desenvolvimento da linguagem, crescimento cognitivo e habilidades motoras. Questões referentes à saúde da criança, período neonatal, exames e vacinas foram discutidos na palestra, que também abordou tópicos como alimentação infantil, emissão de CPF e atualização dos documentos das crianças.
“Fazer parte do encontro é muito importante para aprender e aprimorar mais os nossos conhecimentos sobre maternidade. Sou mãe de primeira viagem, mas aqui encontrei um espaço que acolhe tanto a mãe quanto o bebê”, conta Hayane Jeniffer Moreira, de 20 anos, que mora em Rocha Sobrinho.
Para a finalização da palestra, kits de fraldas e leites arrecadados pela Assistência Social do município e a ASSIST, instituição parceira, foram entregues a todas as participantes. Os encontros de mães e gestantes ocorrem nos seis CRAS distribuídos pela cidade. A iniciativa não apenas oferece informações relevantes sobre os diversos aspectos da gravidez e maternidade, mas também cria uma rede de apoio entre as mulheres.
“O que torna isso ainda mais significativo é o fato de que, por meio de políticas públicas, estamos trabalhando para oferecer o acolhimento que elas necessitam e fortalecer conexões. Nesse local, essas mulheres são compreendidas, amparadas e preparadas para essa fase tão especial da vida”, afirma a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Sildivânia Souza.