Usuários fazem parte dos Centros de Referência em Assistência Social do município, onde as oficinas acontecem
Para trilhar um caminho, pode ser necessário começar com pequenos passos. Foi com essa ideia que a Subsecretaria Municipal de Assistência Social entregou na última terça-feira, 29 de agosto, os certificados de participação nas oficinas de beleza ofertadas nos seis CRAS do município. Em uma solenidade no CRAS Juscelino, mais de 100 usuários receberam a certificação e aproveitaram o momento para serem prestigiados e celebrar o início de uma nova jornada.
Além de estreitar laços, os CRAS são um despertar para novos interesses, hobbies e, quem sabe, o início de trajetória na busca pela profissionalização. Pontos que foram destacados por Nara Lucena, subsecretária municipal de Assistência Social, que também parabenizou os alunos pela conquista. “Estou orgulhosa de todo esse trabalho que vem sendo feito. Sabemos as dificuldades diárias que esses usuários enfrentam para serem participativos dentro dos equipamentos, mas a perseverança faz parte dessa caminhada e do processo”, destaca Nara.

Isso porque as oficinas nos CRAS, ainda que não tenham caráter profissionalizante, são o incentivo que muitos precisam. “Mesmo que não tenham finalidade de profissionalizar o usuário, as oficinas são ministradas sempre com qualidade. Essa dedicação se prova quando os alunos buscam novamente a oficina para aproveitar e absorver mais do que é ensinado”, reforça Sildivânia Souza, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Para Joselaine Sousa, de 38 anos, realizar a oficina trouxe novas perspectivas. “Participar da oficina foi uma experiência muito boa. Eu estava muito desanimada, mas a professora Cristiane coloca as pessoas para cima. Ela fez reviver o que eu era e que estava perdido. Isso me fez renascer. A de Trancista foi tudo para mim, principalmente porque tenho uma filha de 7 anos que adora tranças. Agora, pretendo fazer de Cílios e Sobrancelhas”, conta a dona de casa, que é usuária do CRAS Chatuba.
CRAS do município
Atualmente, Mesquita conta com seis CRAS espalhados pela cidade. O equipamento é um elo entre a população e a Assistência Social. Lá, munícipes podem buscar atendimento socioassistencial, orientações e acolhimento. Para se inscrever em uma das oficinas, o morador precisa apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Mesquita no CRAS mais próximo de casa.
Confira os endereços:
CRAS Chatuba – Rua Adolfo de Albuquerque 398.
CRAS Banco de Areia – Rua Bicuíba 48.
CRAS Juscelino – Avenida São Paulo 465.
CRAS Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha 1426.
CRAS Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes do Amaral 220.
CRAS Santo Elias – Rua Cesário 659.