Subsecretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Segurança e Ordem Pública realizaram palestras sobre bem-estar emocional
No mês dedicado à conscientização sobre saúde mental e prevenção do suicídio, Mesquita realizou duas importantes iniciativas elaboradas por diferentes equipes para promover ações em escolas do municipio, destacando a importância do cuidado mental de crianças e adolescentes. No dia 27 de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social de Rocha Sobrinho e o Grupamento de Ronda Escolar de Mesquita realizaram atividades compostas por palestras e dinâmicas interativas nas escolas municipais Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, no Cosmorama, e Cruzeiro do Sul, em alusão ao Setembro Amarelo. Ao todo, 240 alunos participaram das duas realizações.
Na unidade escolar Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, a reunião envolveu as turmas do 6º ano em diante, com 120 alunos participantes. Foi disponibilizada uma “caixa de desabafo”, de modo que cada um pudesse depositar seus sentimentos e pedidos de ajuda. A proposta foi pensada pela própria equipe técnica do CRAS e os materiais serão recolhidos após uma semana. O conteúdo será analisado e encaminhado à ajuda nos casos necessários, com base no que foi escrito pelos estudantes.
“É necessário incentivar a busca por assistência, assim como é essencial que a escola seja um ambiente de confiança, respeito e acolhimento. E não só nesse período, mas em todos os meses do ano. A saúde mental das crianças e adolescentes precisa ser preservada”, explica a coordenadora do CRAS Rocha Sobrinho, Luciene Borges.
Além disso, profissionais do Grupamento de Ronda Escolar promoveram um bate-papo interativo na Escola Municipal Cruzeiro do Sul. O intuito foi dialogar sobre a relevância do fortalecimento de vínculos afetivos. Com a presença da psicóloga Mary Ellen, assuntos como observação de sintomas, locais de apoio e preservação do bem-estar emocional fizeram parte dos tópicos abordados. Em média, 120 alunos estiveram presentes para a conversa.
“Iniciativas de prevenção e promoção da saúde mental devem ser frequentes nas escolas. Precisamos promover o bem-estar dos nossos estudantes. Os eventos que estimulam a conscientização coletiva sobre saúde mental, reforçam o compromisso contínuo com o bem-estar psicológico de todos, contribuindo para uma sociedade mais consciente e empática”, afirma a coordenadora do Grupamento de Ronda Escolar, Paula Arruda.