Análise compara maio a junho de 2022 com o mesmo período em 2023 e aponta queda de 40% em roubo de aparelhos celulares e de 16,3% em roubo a transeuntes
De acordo com Portal ISPGEO, um sistema de georreferenciamento do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) onde constam dados de delitos ocorridos no município de Mesquita entre 1º de maio a 30 de junho de 2022 e no mesmo período em 2023, houve quedas significativas de alguns dos delitos analisados: 40% em roubo de aparelhos celulares; 16,3% em roubo a transeuntes; 31% em lesão corporal dolosa; e 19,5% em roubo de rua.
A análise é fundamental para acompanhar os índices criminais e seus possíveis retrocessos, avanços ou estabilização, além de ser útil ainda para mapear áreas que mais necessitam de suporte policial.
O patrulhamento das ruas de Mesquita vem sendo feito pela Guarda Civil Municipal e pela atuação dos policiais do programa “Segurança Presente”, uma parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro.
“Através desses dados, podemos ver o resultado da gestão municipal aplicada na cidade. É um trabalho não só para os munícipes, mas para todos que têm Mesquita no seu caminho. Além de sinalizar os locais que precisam de mais atenção”, explica a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania, Renata Paranhos.
Os moradores podem solicitar suporte a Guarda Civil Municipal de Mesquita e fazer denúncias pelo telefone (21) 2042-8093 ou pelo aplicativo Colab. O atendimento funciona 24 horas por dia.
Grupamento de Apoio à Ordem Pública (GAOP)
Além do patrulhamento rotineiro, o Grupamento de Apoio à Ordem Pública vem realizando cada vez mais ações. Dentre as principais, estão a retirada de publicidade irregular, com 72 registros nesse período; notificação ou orientação de desobstrução de passeio ou via, com 47 registros; e notificação ou orientação de descarte irregular de resíduos, que contabilizaram 16 ações.