Sábado teve ação social, shows, palestras e feira de negócios para celebrar os 23 anos de emancipação da cidade e domingo foi marcado por missa, copa de Free Fire e torneio de xadrez
No último sábado, 24 de setembro, o sol nasceu junto com os preparativos finais para a Expo Mesquita Faz 23. Esse foi um evento em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado no dia 25 de setembro. Ao longo da manhã, o espaço em frente à sede da Prefeitura Municipal foi palco para uma série de atividades, como exposição dos empreendedores locais, ação social e apresentações culturais e artísticas. Já no domingo, além de uma missa solene celebrada no próprio Paço Municipal, rolou a Copa Mesquita Games: Free Fire e um Torneio de Xadrez.


Debaixo de uma grande estrutura, várias tendas com produtos à venda foram organizadas para o sábado. Lá, podia-se encontrar serviços nas mais distintas categorias. A presença desses profissionais foi possível graças à parceria com a prefeitura para valorizar a economia da região e estimular práticas empreendedoras. Nesse viés, o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues, oferece mais detalhes.
“Essa é uma forma de comemorar o aniversário de emancipação da cidade materializando toda forma de atuação do poder público, com foco na entrega de políticas voltadas para as pessoas. São várias coisas acontecendo ao mesmo tempo, abrilhantando nossa cidade e quem vive nela. É difícil descrever em palavras o meu sentimento em relação a esse acontecimento. Me faz lembrar da luta para conquistar tudo o que conseguimos até aqui“, pontua Kleber.
Quem prestigiou o evento também pôde ter acesso a uma exposição de arte, a troca de livros – pela Biblioteca Pública Municipal de Mesquita – e a workshops de empreendedorismo realizados no Auditório Zelito Viana. Os temas foram variados, visando alcançar diversos públicos. Isso sem contar com o mutirão para a regularização da dívida ativa, que recebeu cerca de 40 mesquitenses na própria Procuradoria Geral do Município, que fica no primeiro andar da sede da prefeitura.

A dívida ativa, em suma, é o cadastro do governo municipal que reúne informações das pessoas com algum tipo de débito pendente. “Quando isso acontece, o cidadão fica sujeito a ter nome negativado e a responder processos judiciais, que podem provocar a penhora de contas bancárias e do próprio imóvel. Por isso, Mesquita vem tentando facilitar, ao máximo, essa quitação. Procuramos ajustar o melhor fluxo de pagamento para os contribuintes, dentro do possível. Um exemplo é o programa que temos para outorgar descontos de pagamentos à vista, esses podendo chegar a 100% pelos juros moratórios“, explica o Dr. Matheus Vinícius Menegatti da Costa, que integra o setor.
Para mais, o local ganhou ainda um palco para apresentações especiais. Ao longo do dia, o palanque vibrou com os números artísticos dos alunos que fazem aulas nos equipamentos da cidade. Entre as turmas, estavam as de Break Dance, Danças Urbanas e Balé, além das de circo social e do alto rendimento circense. Shows musicais também entreteram o público ao longo da tarde pelo aniversário.

