Prefeitura fez ação com feira de artesanato, recreação infantil, trancista, design de sobrancelhas e participação da equipe da biblioteca municipal
A manhã deste sábado foi agitada na Vila Olímpica de Mesquita. O espaço recebeu uma ação que envolveu diferentes áreas do governo municipal, com serviços gratuitos capazes de agradar pessoas de todas as faixas etárias. Houve feira de artesanato e trancista, design de sobrancelhas, recreação para crianças e adultos e até a participação da equipe da Biblioteca Municipal de Mesquita, promovendo uma ação de troca de livros com a população.
“Sábado é um dia em que muita gente está de folga e as crianças não têm aulas nas escolas. Então, aproveitamos para oferecer atrações que fizessem do nosso evento um programa ideal para toda a família. A pista de caminhada e corrida da Vila Olímpica de Mesquita fica aberta 24 horas por dia, sete dias da semana. Oferecemos diversas opções de atividades físicas aqui, em horários distintos e inclusive aquáticas, na piscina. Então, hoje foi um dia bom também para quem ainda não criou esse hábito ver como está o espaço e se estimular a adotar uma rotina de exercícios”, avalia Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.

Aberta no fim de outubro do ano passado, a Biblioteca Municipal de Mesquita funciona no segundo andar do Centro Cultural Mister Watkins, no Centro da cidade. Nesta manhã de sábado, mesquitenses puderam, na Vila Olímpica de Mesquita, se informar melhor sobre como funciona a inscrição e até trocar livros com a equipe.
“Para a inscrição, seria preciso trazer a cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. Ou seja, é um processo mais complicado para realizar aqui, o que não impede que possamos fazer no futuro. Porém, separamos exemplares dos quais temos muitas cópias para essa troca com a população. E também estávamos recebendo doações, para aumentarmos nosso acervo”, explica Patrícia Carneiro, bibliotecária responsável pelo espaço.
Atualmente, a Biblioteca Municipal de Mesquita tem um acervo com mais de 4.600 livros. Eles estão disponíveis para empréstimos a qualquer inscrito no espaço. Esse cadastro pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e o endereço é Rua Armando Sales Teixeira 57, no segundo andar. É preciso apresentar um documento oficial de identidade com foto, CPF e comprovante de residência, além de cópias – que ficam com a equipe, no próprio espaço. No caso de menores de idade, também se torna necessária a assinatura do responsável.
“O que a gente mais quer é que a população tenha o hábito de visitar mais a Biblioteca Municipal de Mesquita. Principalmente crianças e adolescentes, ainda mais no período de férias. É importante mostrar para esses jovens, que estão em idade escolar, que a leitura não precisa ser apenas uma obrigação, mas também entretenimento, um hábito que dá prazer a quem pratica”, aponta Patrícia.
Corrida Federal Rosa
O evento aconteceu simultaneamente à Corrida Federal Rosa, organizada pelo Instituto Federal Kids, da Associação de Delegados da Polícia Federal, com apoio do SESC. As pessoas se juntaram na atividade esportiva para alertar os mesquitenses sobre a importância de combater a violência doméstica, em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, celebrado anualmente em 25 de novembro. A concentração para a corrida começou por volta das 7h na própria Vila Olímpica de Mesquita, de onde os participantes saíram em direção à Praça da Telemar, pela Avenida Baronesa de Mesquita.

Para garantir a organização, agentes de trânsito e da Guarda Civil Municipal atuaram na região. O tráfego de veículos foi interrompido integralmente na Avenida Baronesa de Mesquita, da altura da Rua Cosmorama até a Avenida Eternidade. A partir dali até a Rua Raul, na altura da Praça Telemar, a circulação de automóveis foi desviada apenas no sentido Nilópolis, ou seja, só passavam aqueles que se trafegavam na direção de Nova Iguaçu. A interrupção, no entanto, só durou até por volta das 10h.