“Amigo Apaixonado e Outras Canções de Amor” é de Adriana Igrejas, moradora do Cosmorama
A literatura é uma das formas de retratar a sociedade. A cidade de Mesquita, por exemplo, foi palco para o desenrolar de uma história de amor entre dois amigos de infância. A autora mesquitense Adriana Igrejas escreveu o romance “Amigo Apaixonado e Outras Canções de Amor”, que é ambientado na Vila Emil. Além disso, também é possível encontrar nas páginas a citação de lugares e personalidades da Caçulinha da Baixada. Para divulgar o trabalho da escritora, o Centro Cultural Mister Watkins abriu as portas em uma tarde de autógrafos com ela no último sábado, dia 3 de dezembro.
Para a autora, todos os lugares merecem espaço na construção de enredos literários. “Vemos muitas histórias que se passam em Nova Iorque, Paris e outras cidades. Mas histórias de amor acontecem em todos os lugares. Então, não faz sentido limitar essas narrações a esses ambientes. Por isso, decidi fazer com que minha história se passasse em Mesquita”, conta Adriana, que mora no Cosmorama.
Nesse sentido, uma das cenas acompanha os dois protagonistas em uma aula de karatê na Vila Olímpica Municipal, que também fica no Cosmorama. Os relatos ali descritos ultrapassam a linha imaginária, já que a autora esteve entre os alunos que participavam das aulas. De acordo com ela, os leitores conseguirão visualizar os cenários do município com facilidade.
Cada capítulo tem como título um sucesso da música sertaneja. O nome do livro carrega a canção da dupla Victor & Leo, “Amigo Apaixonado”. Além disso, Adriana Igrejas possui outras sete obras, que passeiam por distintas categorias.

Incentivo à leitura e escrita
No último dia 3, sábado, a autora marcou presença no Centro Cultural Mister Watkins, que fica no Centro de Mesquita. Lá, ela realizou uma exposição dos seus livros e um bate-papo sobre a nova publicação, com a apresentação da trilha sonora. Além de sediar a atividade, o local carrega uma simbologia: ali funciona a Biblioteca Pública Municipal. O espaço fica no segundo andar e abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. O endereço é Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro.
“Inauguramos a biblioteca há pouco mais de um ano. É muito gratificante incentivar a leitura na cidade. Também acho importante dar oportunidade aos autores locais. Até mesmo para estimular a população a embarcar no mundo da literatura”, comenta Patrícia Carneiro, coordenadora da biblioteca.