Categorias são de manifestações artístico-culturais e produções artísticas, como obras audiovisuais, literárias e musicais, entre outras
Notícia importante para os artistas de Mesquita: nesta semana, a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo divulgou os demais editais da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo). Os documentos podem ser encontrados no Portal da Transparência do município (https://transparencia.mesquita.rj.gov.br/). Os novos editais são referentes ao setor de audiovisual e outras áreas, dos artigos 6 e 8, respectivamente. Vale lembrar que, recentemente, foram divulgados arquivos sobre a premiação “Mestres da Cultura Popular Mesquitense”.
O edital sobre o artigo 6 prevê a seleção de projetos artístico-culturais do segmento audiovisual para receberem apoio financeiro nas categorias produção de obras audiovisuais de curta-metragem (ficção e documentário), videoclipes, desenvolvimento de roteiro, games e videocast. Além disso, o artigo visa o apoio à criação e operacionalização de cineclube e realização de ação de formação audiovisual.
Enquanto isso, o artigo 8 engloba as categorias Cultura Urbana, Artes Cênicas, Música, Formação de Cultura e Arte, Artes Visuais e Literatura, além do apoio a Espaços Artísticos e Culturais e à Diversidade Plural da Cultura. Por exemplo, em “Cultura Urbana”, são incluídas atividades de grafite/muralismo e eventos culturais em locais públicos de fácil acesso, como rodas culturais de hip hop, funk e breaking.
“As inscrições para os dois concursos acontecem até o final de novembro. Espero que os artistas da cidade mergulhem de cabeça nessa oportunidade. A ideia é valorizar ainda mais a cultura e a arte da Caçulinha da Baixada junto aos representantes delas”, comenta Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.
Premiação para artistas +50
O concurso “Mestres da Cultura Popular Mesquitense” premiará até 20 artistas do município com mais de 50 anos de idade (completos até a data de encerramento das inscrições), também com os recursos do orçamento vigente da prefeitura, decorrentes da Lei Paulo Gustavo. Para esse edital, no entanto, é necessário que os artistas tenham mais de dez anos de experiência no ramo artístico-cultural. As inscrições encerram no próximo dia 13 de novembro e as informações podem ser vistas no link https://www.mesquita.rj.gov.br/cultura/2023/11/01/premio-cultural-para-artistas-locais-a-partir-de-50-anos/.
Como participar?
Em ambos os editais, podem participar mesquitenses que sejam pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs), pessoas jurídicas sem fins lucrativos e grupos sem CNPJ, representados por pessoas físicas. Para se inscrever, o munícipe deve acessar os formulários digitais que estão no Portal da Transparência de Mesquita e anexar a documentação requerida.
No Portal da Transparência, também é possível acessar os demais documentos referentes aos editais, como o cronograma de execução e as declarações de representação de grupo ou coletivo, de residência e étnico-racial. O link é https://transparencia.mesquita.rj.gov.br/.