Dando prosseguimento à Semana do Meio Ambiente em Mesquita, alunos das escolas municipais Irena Sendler e Rotariano Arthur Silva – localizadas no Centro e na Coréia, respectivamente – participaram, nesta quarta-feira, dia 7 de junho, de uma palestra com o fundador e ex-presidente da ONG Onda Verde, Hélio Vanderlei.
Com o tema: “Educação ambiental: um ambiente de mobilização para uma sociedade mais justa”, os jovens receberam orientações sobre educação e meio ambiente de uma forma mais leve e divertida. Para o subsecretario de Meio Ambiente de Mesquita, Rodrigo Rodrigues, a melhor forma de chamar a atenção para a relação entre educação e o meio ambiente é mesmo através das crianças.
“Nossa intenção é provocar uma mudança na cultura ambiental em toda a população. Para tanto, queremos despertar o interesse desta pratica em nossas crianças. Sabemos que isso não acontece da noite para o dia, é como o plantio: devemos cultivá-lo, aos poucos, para colhermos o resultado”, disse Rodrigo Rodrigues.
Durante a palestra, Hélio comentou a dificuldade das escolas em falar sobre a temática. “Os jovens têm dificuldade de fixar atenção nas teorias. É necessário achar alguma forma de chamarmos a atenção deles. Seja através de jogos, atividades lúdicas ou até mesmo em vivências do dia a dia. O importante é que eles estejam conscientes do quão importante é o cuidado com o lugar onde vivem”, explicou Hélio, atualmente subsecretário municipal de Meio Ambiente de Nova Iguaçu.
Ao final da palestra, os alunos receberam cartões feitos com papéis recicláveis e sementes de margarida e papoula na composição, além de lápis compostos de sementes de gypsophila no topo, que podem ser plantados. “A escola que entregar a flor gerada a partir deste material ganhará um passeio ao Parque Natural de Nova Iguaçu”, prometeu Rodrigo Rodrigues.