Aulas começam em 10 de julho e município tem nove unidades que oferecem a modalidade de ensino
A Secretaria Municipal de Educação de Mesquita está com inscrições abertas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). No primeiro semestre, cerca de 2.100 estudantes passaram pela rede nesta modalidade de ensino. Ela é oferecida em nove unidades espalhadas pela cidade.
“Essa é uma maneira de incentivar jovens e adultos que não frequentaram a escola na época apropriada para a idade. E estimular eles a concluírem seus estudos. Nossa campanha está sendo realizada com ações de divulgação apoiadas pela SuperVia, em seis estações do ramal Japeri. E ainda em equipamentos públicos do próprio governo municipal. Como unidades de saúde e de assistência social”, explica Vinícius de Luna Chagas Costa, coordenador da Educação de Jovens e Adultos em Mesquita.
Para tentar aumentar o número de matriculados na EJA, a Secretaria Municipal de Educação planeja outras ações externas. A ideia é aproveitar outros espaços públicos, chamando a atenção de um número ainda maior no município. As aulas começam em 10 de julho, no horário noturno, das 19h às 21h30. As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria das unidades de ensino que oferecem a modalidade. E sempre das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira. Os interessados precisam ter, no mínimo, 15 anos de idade. E devem apresentar RG ou certidão de nascimento, histórico escolar – caso tenha estudado antes – e comprovante de residência. É importante frisar que os jovens entre 15 e 17 anos devem estar acompanhados dos responsáveis no momento da matrícula.
Ajuda extra
Nem sempre é fácil retomar ou iniciar os estudos na vida adulta. Para auxiliar os estudantes da EJA, a Secretaria de Educação de Mesquita tem adotado algumas medidas de incentivo, para tentar amenizar os obstáculos enfrentados nessa rotina de volta ou de acesso à escola. Desde o começo deste ano, por exemplo, uma iniciativa pioneira vem sendo testada na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos. Trata-se do projeto piloto “Acolher para Seguir”, com uma sala de acolhimento que atende os pais que frequentam a unidade e têm filhos com idade até 8 anos. No espaço, há um monitor preparado que desenvolve atividades lúdicas com as crianças, enquanto seus responsáveis assistem às aulas.
“Experimentamos na Roberto Silveira e, agora, estamos ampliando esse serviço também para a Escola Municipal Machado de Assis, em Santa Terezinha. A nossa intenção é, aos poucos, levar a novidade para outras unidades que oferecem a EJA em Mesquita”, avisa a subsecretária de Educação, Monique Rosa.
Eu quero estudar a tarde