Parceria entre Fazenda e Educação gerou cartilha informativa e concurso para escolher desenhos que estamparão capa e contracapa do carnê 2021
Em julho, a Subsecretaria Municipal de Fazenda, em parceria com a Educação de Mesquita, encontrou uma forma de estimular as crianças a entenderem como o processo de arrecadação de tributos é importante para o município em que elas residem. Em especial do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. Surgiu, então, o projeto “Educação Cidadã nas Escolas”. A ação começou com a elaboração de uma cartilha explicativa, distribuída em setembro a cerca de 1.200 famílias e, além disso, disponível para download no endereço http://minhaaula.mesquita.rj.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/20200814-CARTILHA-IPTU-3.pdf.
“O ‘Educação Cidadã nas Escolas’ teve origem na prática diária da Subsecretaria Municipal de Fazenda, nos atendimentos realizados e, principalmente, no desejo de estreitar laços entre a administração pública e os munícipes. Daí, veio o desejo de sensibilizar e conscientizar nossas crianças. Isso estimulando o interesse em conhecer o sistema tributário municipal, principalmente o IPTU. E, com isso, os benefícios trazidos por ele a partir dos serviços públicos oferecidos, ligados à Saúde, Educação, Segurança e outras áreas. Esse é um legado que se deixa para essa e as próximas gerações: o conhecimento como instrumento de transformação para uma cidade cada vez melhor”, explica o subsecretário municipal de Fazenda de Mesquita, Luiz Alberto Melo.
Concurso cultural
Ao todo, a cartilha tem 12 páginas, em formato A5, já contando a capa e a contracapa. Para atrair a atenção das crianças do 5º ano da rede municipal, há imagens coloridas ajudando a ilustrar parte do conteúdo. E, para envolver ainda mais os alunos no tema, um concurso cultural foi organizado, chamado “Como o IPTU pode mudar minha Cidade?”, estimulando os participantes a responderem a pergunta a partir de um desenho.
“Uma educação cidadã deve trabalhar, além de valores diversos, a compreensão e a análise crítica das leis e normas. Formando, assim, cidadãos responsáveis frente às demandas e questões sociais. Conscientizar quanto à importância dos tributos municipais, esclarecendo suas especificidades, faz parte desse processo, sendo fundamental para a formação de nossos alunos. E para o desenvolvimento da cidade”, avalia Mariana Faria Santos, superintendente municipal de recursos financeiros da Secretaria Municipal de Educação.
Uma comissão foi responsável por avaliar as ilustrações produzidas pelos alunos e, assim, escolher quais ilustrarão capa e contracapa do carnê de IPTU de 2021. Os desenhos serão conhecidos quando os carnês forem distribuídos, no começo do ano que vem.
“Esse projeto trouxe a possibilidade de tratar questões de cidadania importantes para o esclarecimento do funcionamento do município. A aproximação dos alunos e suas famílias com o governo municipal fortalece o compromisso de todos”, aponta Debora Moreira, gestora financeira da Secretaria Municipal de Governança de Mesquita.