Início das aulas aconteceu nesta segunda-feira, dia 7 de março, agora em esquema 100% presencial
Nesta segunda-feira, dia 7 de março, as escolas da rede pública municipal de Mesquita deram início às aulas do ano letivo 2022. Antes em formato híbrido, o ensino acontece, agora, de forma totalmente presencial. O retorno estava previsto para acontecer em fevereiro, mas foi adiado devido ao aumento dos casos de Covid-19 registrados em janeiro. Outro motivo foi o rápido avanço da vacinação contra o coronavírus na cidade. O objetivo era que as crianças entre 5 e 11 anos voltassem a estudar com, pelo menos, a primeira dose do imunizante.
Apesar das mudanças, as escolas seguem com as medidas sanitárias, para prezar pela saúde dos alunos e profissionais. Do mesmo modo, os locais continuam oferecendo álcool em gel na entrada e nas salas, além de serem higienizados com frequência.
Para voltar em grande estilo, os alunos do segmento de Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) recebem kits escolares, que incluem cadernos, caneta, lápis, borracha, apontador, régua, entre outros. A entrega, na verdade, começou antes do início do ano letivo, mas segue acontecendo nas unidades, para os mais de 14 mil alunos matriculados na rede pública municipal.

Subsecretária de Educação de Mesquita, Monique Rosa conta que as escolas também receberam novos equipamentos. “Agora, em 2022, compramos todo o mobiliário, que vai desde o playground do parquinho, para a Educação Infantil, até os itens administrativos para as salas de aula e refeitório. Entre eles, novos quadros, equipamentos de som, TVs de LED bem como aparelhos de DVD”, destaca.
CIEP Municipal Padre Nino Miraldi
Na Jacutinga, a unidade abre as portas de cara nova. A escola passou por reformas, o que possibilitou um muro na parte frontal com grades de proteção e um portão eletrônico. Isso sem contar com a pintura das paredes e os preparativos para a futura climatização. O CIEP, localizado na Rua Guarani 200, oferece ensino aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, a unidade conta com 23 turmas, o que equivale a, aproximadamente, 550 alunos.
Nesta primeira semana, os alunos da Educação Infantil passam por um período de adaptação. “Como funcionamos em tempo integral, a duração das aulas deles, nesses primeiros dias, é reduzida. Na segunda e na terça-feira, os alunos entraram às 8h e saíram às 10h. Já de quarta a sexta, o horário será das 8h ao meio-dia. Então, depois disso, retornaremos com o funcionamento normal”, ressalta a diretora-geral da escola, Alessandra Leal.
O Grupamento da Ronda Escolar de Mesquita esteve presente no local para oferecer uma recepção ainda mais calorosa aos estudantes mirins. “Muitas crianças estão começando os estudos agora. Esse momento costuma ser um pouco desconfortável para elas. Por isso, damos início às novas atividades e trouxemos nossos bonecos vivos. Assim, de maneira lúdica, conseguimos ajudar os alunos a confeccionar boas memórias“, diz a coordenadora do GRE, Paula Arruda.
