Unidades tiveram de suspender aulas, aguardando a regularização do abastecimento após gastarem suas reservas na limpeza após o temporal
Das doze unidades públicas municipais de ensino que paralisaram, de alguma forma, seu funcionamento na última segunda-feira, 4 de abril, apenas cinco tiveram de permanecer fechadas nesta terça-feira, 5 de abril. As escolas em questão estão aguardando a regularização no abastecimento de água.
São elas, portanto, as escolas municipais Professor Quirino, em Santo Elias; Presidente Castelo Branco, no BNH; Márcio Caulino, na Coreia; e a Creche Municipal Tetracampeã, no Cosmorama. A Escola Municipal de Educação Infantil Mister Watkins também está nesta lista. A nova unidade receberia as crianças no dia 4 de abril para seu primeiro dia de aula, mas teve a inauguração adiada em função da chuva.
“Mais uma vez, gostaria de reforçar que nossos profissionais estão fazendo de tudo para que as aulas retornem o mais rápido possível. Sabemos da importância do ambiente escolar na vida dos nossos alunos e, em breve, todas as unidades estarão funcionando normalmente”, garante a subsecretária municipal de Educação, Monique Rosa.
Estrutura e reformas
Uma das preocupações atuais da Educação de Mesquita é a EMEI Professora Marlene Peres Costa, em Santa Terezinha. Uma das salas da unidade sofreu danos em sua estrutura e demandará uma obra especificamente neste espaço. Esta foi, no entanto, a única necessidade de reparo substancial no município.
Isso porque a Prefeitura de Mesquita vem trabalhando na manutenção predial de todas as 40 escolas públicas do município, além de obras de reestruturação. O CIEP Municipalizado Padre Nino Miraldi, na Jacutinga, por exemplo, foi umas dessas escolas.

“Nós tivemos a construção do muro no entorno da unidade, que foi uma conquista para os profissionais e alunos. Essa era uma vontade antiga da comunidade, assim como se tornou nossa há bastante tempo e que tivemos a oportunidade de implementar, bem como outras medidas de segurança”, acrescentou Monique. A medida permitiu que a escola estivesse menos vulnerável a ações externas.
Há quatro obras em execução para a reconstrução geral de unidades escolares e mais 15 outros projetos a serem licitados na Educação neste ano. A secretaria realizou, ainda, investimentos na distribuição de 14 mil kits escolares para o retorno do ano letivo de 2022 e licitação para novos uniformes, cujo processo está em fase de assinatura de contrato.