Reunião da Educação aconteceu na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, no último dia 10
Mesquita também é lugar de inclusão. Tendo em vista essa ideia, a Secretaria Municipal de Educação reuniu profissionais da rede pública municipal para uma conversa sobre acessibilidade nas escolas. O foco foi em propostas pedagógicas para alunos com baixa visão ou deficiência visual. Assim, a reunião aconteceu na manhã da última segunda-feira, dia 10 de outubro, no auditório da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos.
“Levantamos várias ideias sobre a atualidade e as possibilidades para os estudantes com deficiência visual ou baixa visão. A intenção é ampliar o diálogo acerca da temática nas unidades escolares, para atendê-los da melhor forma possível. Por isso, convidamos professores e orientadores do município”, argumenta Ilzani Santos, que é professora e integrante da pasta.
A troca de ideias foi nutrida pela professora Sebastiana Dalva, que dá aulas na Escola Municipal Doutor Deoclécio Filho; pelo guia de cegos da Escola Municipal Dr. Ely Baiense Vailante, Luca Azevedo; e pela mestra e guia de cegos do município, Débora Sanchez. Essa última atua na E.M. Professor Samuel de Souza Maciel.

No encontro, também foram apresentados materiais pedagógicos de abertura inclusiva para esses alunos. Alguns exemplos foram os jogos ampliados e os mapas em alto relevo, além da máquina de escrever e da impressora em Braille.
Subsecretária Municipal de Educação, Monique Rosa ressalta que a Educação Inclusiva perpassa a ideia de matricular os alunos com alguma deficiência em turmas regulares. “A verdadeira inclusão exige preparo de todas as pessoas envolvidas nesse processo, com materiais e estrutura adequados, bem como o diálogo constante e muito amor ao que está sendo feito. É com esse compilado de ações que pretendemos fomentar as nossas unidades escolares”.
Material disponibilizado
Vale lembrar que, recentemente, os alunos das escolas públicas municipais com baixa visão receberam cadernos com pauta ampliada. O modelo possui espaços maiores entre linhas e pautas mais marcadas. A cerimônia de entrega foi realizada na Semana da Educação Especial, celebrada entre os dias 22 e 26 de agosto. Essa foi apenas uma das atividades para promover a inclusão em Mesquita.