Primeira edição aconteceu na Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, no dia 5 de novembro
A quadra da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, em Edson Passos, ficou pequena para os espetáculos que ali aconteceram no último sábado. Das 8h30 ao meio-dia, o local recebeu a primeira edição da Feira Artística e Literária, organizada pela Secretaria Municipal de Educação. Durante a manhã, o evento reuniu diversas apresentações e tendas que exaltavam a cultura, a literatura e a arte brasileira, através de trabalhos realizados pelos próprios alunos da rede pública municipal.
A Feira Artística e Literária é um evento que representa a consolidação das atividades desenvolvidas durante o ano letivo pela comunidade escolar. Além disso, valoriza e dá visibilidade às produções artísticas de todas as modalidades que integram a rede pública municipal de ensino, que abrange desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Para Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação de Mesquita, esses são os frutos colhidos por toda a rede e o resultado do incentivo às atividades além da sala de aula. “Hoje, é o momento de reunir e prestigiar todos os trabalhos realizados pelo corpo docente e discente. Além de fortalecer a importância da literatura e da cultura em nossas vidas. A educação é esse momento. Vemos que, em Mesquita, o ensino transcende a sala de aula e prepara os cidadãos que vão conduzir nosso país”, se emociona Monique.
Na quadra, estavam dispostas tendas para visitação. Algumas das temáticas celebradas foram oficina sensorial, leitura em braile, afrofuturismo, respeito às diferenças, memes e releitura de obras de artes brasileiras, a partir da Semana de Arte Moderna. Além de estandes para valorizar grandes nomes da literatura nacional, como Cecília Meireles, Ruth Rocha, Machado de Assis e Cora Coralina. Na ocasião, aconteceu também a Parada Literária, que tem o objetivo de promover o incentivo à leitura através das produções das crianças da Educação Infantil.


Já nas apresentações, teve muita emoção e representatividade. Quem estava presente pôde assistir a um coral em libras, recitação de poemas e apresentações culturais. Para completar, a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo garantiu o espetáculo de arte circense da turma do Circo Social da Escola Municipal de Artes da Chatuba. Dança urbanas e performance do musical “O Rei do Show” também foram atrações do evento.
Atlas Histórico-Geográfico
A ação também contou a entrega do Atlas Histórico-Geográfico. Esse é um trabalho dos professores de ciências humanas do município, em parceria com o DAGEOP – Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento – lotado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Faculdade de Formação de Professores, em São Gonçalo – e com o apoio da equipe da própria Secretaria Municipal de Educação de Mesquita. O material está disponível na plataforma da DAGEOP e será distribuído às unidades escolares da rede pública municipal de Mesquita. Isso porque a ferramenta conta com ilustrações e textos feitos pelos estudantes, que contribuíram com a construção do material.
Próximas edições
Segundo a professora Elane Carvalho, que integra a equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mesquita e foi uma das organizadoras do evento, a ideia já é planejar a próxima edição. “Começamos a primeira edição com o pé direito e queremos contemplar ainda mais apresentações nas próximas feiras. A arte e a cultura são contínuas, ou seja, nunca se limitam. Temos sempre o que falar, discutir e valorizar dentro do nosso cenário brasileiro. Culminâncias como essa são apenas uma das formas de levar o incentivo para cada aluno”, explica.