Unidades da rede pública municipal de educação promoveram dias de interatividade e desenvolvimento com brincadeiras educativas aos alunos
Durante a semana passada, Mesquita realizou a Semana do Brincar e o Intersalas nas unidades escolares da rede pública municipal. De 15 a 19 de maio, os estudantes do Berçário I ao 2° ano do Ensino Fundamental participaram de atividades lúdicas e significativas para o aprendizado e desenvolvimento social, através da Semana do Brincar. Já os alunos do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos), praticaram a interdisciplinaridade e socialização, através de jogos, gincanas e atividades diversificadas, nas disputas do Intersalas.
A ação busca promover vivências em grupo, com a participação efetiva dos estudantes e dos profissionais. Além disso, nas sete escolas da região que já possuem gamificação, a plataforma digital Jovem Gênios, que é uma ferramenta pedagógica para jogos educacionais, foi utilizada para a interação. O foco é não proporcionar exclusões sociais e possibilitar o aprendizado pleno de forma ampla e diversa.

A semana contou com atividades planejadas até sábado, dia 20. O encerramento teve uma culminância com a participação da comunidade escolar. A ideia é que a experiência estimule crianças e adultos à interação e à brincadeira. “Devemos agregar ao conhecimento técnico, a criatividade, repertório cultural, empatia, cooperação, responsabilidade e senso social. Esses aspectos são fundamentais à formação do sujeito, permitindo a retomada do pertencimento e o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, socioemocionais e psicomotoras”, declara Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação de Mesquita.