Evento aconteceu no anexo da unidade em Santa Terezinha nesta terça-feira, dia 26 de setembro
Em Santa Terezinha, a Escola Municipal Machado de Assis ganhou novas instalações, que foram oficialmente inauguradas na manhã desta terça-feira, dia 26 de setembro. Voltado para os segmentos infantil e fundamental, o anexo ajuda a desafogar a demanda no prédio principal, que fica localizado na mesma rua. No total, as duas instalações recebem por volta de 1.650 alunos, divididos em turmas a partir do Infantil 4 até o 5º ano, incluindo a EJA, a Educação de Jovens e Adultos. O novo espaço conta com nove salas de aula, auditório, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática e quadra coberta com vestiário, além de outras sete salas de aula com sanitário infantil, lavanderia, solário e parquinho.
A E.M. Machado de Assis fica na Avenida União 525. Com ambientes adaptados e preparados para atender as necessidades de cada público, a escola tem salas totalmente climatizadas e iluminadas. “É sempre uma satisfação inaugurar escolas em Mesquita. Cada unidade tem um papel fundamental na região onde está localizada. Obras nos espaços escolares, sejam elas de reforma ou de construção, são fundamentais para oferecer ainda mais dignidade à população”, valoriza a subsecretária municipal de Educação de Mesquita, Monique Rosa.

A solenidade teve ainda a participação de seis alunos, que entregaram telas pintadas à mão aos convidados. Por fim, o tecido que cobria a placa com as informações foi retirado, enquanto palmas acompanhavam a comemoração da entrega.
A unidade possui infraestrutura informatizada, com a integração de tablets, notebooks e televisões smart na rotina de ensino — todos conectados à internet. Vale ressaltar que, entre as 37 escolas públicas de Mesquita, 29 já estão informatizadas. Nesse mesmo sentido, outro destaque é a gamificação, que envolve mais de 8.600 alunos de 18 unidades distintas. O novo modelo de ensino permite aulas mais dinâmicas e interativas, com elementos de jogos em atividades e processos educacionais.
Jorge Miranda, prefeito de Mesquita, não economizou nos elogios ao se referir à Educação no município. “Os números estão aí e dizem o quanto nós estamos investindo nessa área. Em 2022, por exemplo, fomos a cidade do estado do Rio de Janeiro que, percentualmente, mais aplicou recursos próprios na Educação. Foram 44,16% da arrecadação direta, sendo que o obrigatório, de acordo com a lei, por ano, é de 25%. Essa é a maior porcentagem nos últimos cinco anos”, comenta.

Mais entregas
É importante lembrar que, na semana passada, foram inauguradas as novas instalações da Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte, na Chatuba. Depois de ser ampliado e receber um segundo andar, o prédio tem, hoje, capacidade para atender cerca de 440 alunos, quase cinco vezes a mais que antes, quando eram 95 vagas. A unidade totaliza 13 salas de aula, pátio coberto e descoberto, solário, cozinha, refeitório e áreas administrativas, entre outros espaços voltados para a Educação Infantil.