Além disso, cidade ganhou duas medalhas de prata e uma de bronze na competição realizada no último final de semana
Quando o assunto é esporte, Mesquita se garante no desempenho. Resultado disso é o título de bicampeão que o município recebeu na Copa Sudeste da Juventude de Xadrez. Além do prêmio principal, na edição de 2022, os atletas da cidade trouxeram para casa medalhas de ouro, prata e bronze. A competição contou com 11 alunos de alto rendimento e aconteceu no último final de semana, no Colégio Batista do Rio de Janeiro, que fica na Barra da Tijuca.
Ao todo, o time mesquitense obteve sete símbolos de reconhecimento na Copa Sudeste da Juventude de Xadrez. A medalha de ouro blitz veio na categoria sub-18 pelo jovem Paulo Roberto. Já os responsáveis pelas três medalhas de prata foram Guilherme de Moura, Patrick de Jesus e Rafaela Martins. As categorias eram sub-12, sub-18 e sub-14 feminino, nessa ordem. Enquanto isso, três pessoas ocuparam o terceiro lugar no pódio, foram eles: Isac Borges Ferreira, no sub-10; Otávio de Souza, no sub-12 blitz; e Samuel Baptista, no sub-14 blitz.
“Esses são apenas alguns resultados dos nossos contínuos esforços. Isso é o que me motiva a continuar nessa missão. Mas, é claro, eu não poderia deixar de reconhecer também a atuação dos profissionais que treinam os atletas e que cuidam da manutenção dos equipamentos. Pois um trabalho desses não é realizado sozinho”, comenta Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.
Demais esportes
Além disso, o destaque se estende a outros esportes. No último sábado, dia 20 de agosto, uma equipe mesquitense de boxe consagrou o município campeão estadual no Encontro de Campeões do Estado do Rio de Janeiro. Na disputa de cinturão, Leonardo “Café”, de 29 anos, teve visibilidade na conquista do título na categoria de 64 quilos.


No domingo, dia 21, o município promoveu um amistoso no Campo da Bica, localizado no BNH, com o grupo sub-15. Na competição, a equipe mesquitense venceu por 5 X 4 o time do Cabo Verde. Já sobre rodas, os atletas locais de Skate conseguiram o 6º lugar na Valent Ramp, realizada em Campo Grande.

Estímulo ao esporte
Em Mesquita, a população recebe o incentivo do esporte de várias maneiras. No segmento, a cidade disponibiliza aulas gratuitas de xadrez e boxe. Isso sem contar com treinamentos de futsal, basquete, natação, jiu-jitsu, judô, balé, teatro, pintura em tela, entre outros. As atividades são distribuídas pela Vila Olímpica Municipal, no Cosmorama, e pela Praça PEC, em Santo Elias.
“Temos aulas básicas nos espaços. Mas também investimos no alto rendimento, que consiste, basicamente, no preparo dos atletas para níveis profissionais maiores. Assim, eles podem participar de competições — até mesmo representando o município — e ainda investir em suas carreiras esportivas”, acrescenta Kleber.