Atividade faz parte da programação de aniversário de Mesquita, que acontece ao longo do mês de setembro
Em Mesquita, o início de setembro gerou dois grandes motivos para comemorar. Um deles é que, neste mês, completa-se 23 anos desde a emancipação da cidade. Já o segundo é que, neste dia 1º, é o Dia Nacional do Profissional de Educação Física. Então, para entrar no clima de festividade, a manhã foi marcada por uma caminhada envolvendo profissionais da área e munícipes. A concentração aconteceu às 8h na Vila Olímpica Municipal, que fica no Cosmorama. De lá, a atividade se estendeu até a Avenida Baronesa de Mesquita, próximo ao número 1.524, na Vila Emil.
Antes de dar início à caminhada, os mesquitenses fizeram alongamentos e aproveitaram para fazer fotos em frente aos painéis do Revitaliz’Art. Com roupas leves e tênis, eles seguiram pela ciclovia, enquanto trocavam conversas e risadas. Isso tudo acompanhado de músicas animadas, que vinham de um carro de som. No meio do trajeto, uma pausa para descanso e hidratação foi realizada.
Qualidade de vida
O exercício contou com a participação do CREF1, o Conselho Regional de Educação Física, além dos idosos do Programa 60+, que visa promover a autonomização dos assistidos. A iniciativa é da Subsecretaria de Cultura, Esporte Lazer e Turismo de Mesquita. Coordenadora técnica do projeto e professora de educação física, Milena Varella explica os benefícios de práticas saudáveis.
“A atividade física transcende todos os benefícios fisiológicos ligados à prática. Além disso, eventos como esse só reforçam que a interação social também faz parte do processo global de manutenção e qualidade da vida. Observar a interação e disposição dos participantes só reforça que estamos no caminho certo das políticas públicas”, declara.

Para mais, a coordenadora das academias de Saúde de Mesquita, Lene de Oliveira, também apoiou a realização. “A ação serve para dar continuidade ao trabalho de manutenção da qualidade de vida dos nossos munícipes e, ainda, para que percebam a importância da nossa profissão na vida deles. Essa também é uma oportunidade para que eles se divirtam e confraternizem”, argumenta. No total, o município possui cinco Academias de Saúde, distribuídas nos bairros de BNH, Cosmorama, Chatuba, Santa Terezinha e Vila Emil. Lá, são oferecidas atividades gratuitas que visam o bem-estar da população.
Frequentadora assídua da unidade na Vila Emil, Célia Silva, de 36 anos, topou o convite de participar da caminhada logo que recebeu. “Essa prática é muito boa para a saúde física e mental. Sem contar que ficamos bem mais dispostos. Gostei bastante dessa de hoje. Foi bem animada e, confesso, eu andaria até mais”, conta, empolgada.
Outras ações
Essa, no entanto, é apenas uma das muitas atividades que irão movimentar o município ao longo do mês. “Nas próximas semanas, os mesquitenses irão notar diversas ações acontecendo pela cidade. Foi justamente neles que pensamos quando montamos a nossa programação. Por isso, convido a todos a participarem. Garanto que será divertido e proveitoso”, revela Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo.