Atividade aconteceu na Vila Olímpica Municipal, em parceria com a Federal Kids, junto com uma edição do Torneio de Xadrez
Diversão foi a palavra que resumiu o dia 7 de setembro em Mesquita. Isso porque a cidade teve a Corrida de Pais e Filhos Contra a Pedofilia, em parceria com a Federal Kids, ligada ao Sindicato Nacional de Delegados da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu das 8h ao meio-dia na Vila Olímpica Municipal, que fica no Cosmorama. O lugar também foi o cenário de uma edição do Torneio de Xadrez, com os alunos da Prefeitura Municipal de Mesquita.
A corrida representou a finalização de um trabalho de capacitação contra a pedofilia, que havia sido feito com mais de 500 servidores de diferentes pastas. A realização teve o apoio das subsecretarias municipais de Assistência Social; de Educação; de Segurança, Ordem Pública e Cidadania; e de Transporte e Trânsito. Isso sem contar com a presença de equipes de primeiros socorros pelo SAMU.

No meio da marcha, estava Tatiane Rocha, mãe da Beatriz Cardoso, de apenas 5 anos de idade. Animada, ela aprovou a ideia do evento. “Foi muito bem organizado, desde as inscrições até agora. Adorei as atividades lúdicas para as crianças e as brincadeiras. É um tempo de muita qualidade para elas. Fora que é bastante divertido”, diz ela que, assim como todos os outros participantes, recebeu uma medalha.
Para mais, as pessoas que marcaram presença no local também puderam aproveitar brincadeiras, pintura em tela, workshop de desenho, parquinho para as crianças, contação de histórias e musicalização, além de adquirir os produtos e materiais da FEME, a Feira das Mulheres Empreendedoras de Mesquita. A Educação do município ainda ofereceu desjejum, almoço e transporte escolar para os alunos da rede. Já que 39 unidades escolares estiveram presentes, incluindo as da Educação Infantil e EJA, a Educação de Jovens e Adultos.
Finalizando em grande estilo, foi a vez do workshop de judô e das apresentações de break dance e danças urbanas atraírem a atenção do público. Quem esteve no comando das atividades foi o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita, Kleber Rodrigues. “Foi uma manhã maravilhosa. A gente estima que cerca de 2 mil pessoas passaram por aqui. Considerando que só a Educação trouxe mais de 1.600 pais e responsáveis junto com as crianças, o número é bem legal. Assim, mais uma vez, a integração entre as secretarias e subsecretarias mostra que é possível realizar um evento desse nível”, ressalta ele.


Kleber ainda destaca a questão principal da corrida. “É muito importante levantar pautas como a luta contra a pedofilia. Esse é um tema delicado, mas isso não quer dizer que temos de deixar de falar. Precisamos conscientizar a população que, infelizmente, isso acontece na sociedade e, consequentemente, chamar a todos para abraçarem a causa. Quando agimos juntos, as chances de mudarmos o futuro é maior”, ressalta.