Entrega aconteceu na última quinta-feira, dia 27 de outubro, nas escolas vencedoras do concurso, e contou com a participação da atleta Thayná Silva
A última semana foi especial para alguns alunos de Mesquita. Isso porque os vencedores do concurso Manto Mesquitense receberam os prêmios da competição. A entrega aconteceu na quinta-feira, dia 27 de outubro, e contou com a participação de Thayná Silva, uma das principais jogadoras do Sodiê Doces/Mesquita/LSB e também atleta da Seleção Feminina de Basquete. Na ocasião, receberam os prêmios os alunos Thuanny Monteiro e Gustavo Carvalho Lima, da Escola Municipal Ernesto Che Guevara e Escola Municipal Cruzeiro do Sul, respectivamente.
Após muita torcida, a votação foi encerrada no dia 20 de outubro e o resultado, divulgado no dia seguinte, nas redes sociais da Liga Super Basketball da equipe mesquitense. O manto vencedor foi o da Thuanny Monteiro. O desenho somou 3.457 votos durante a competição e garantiu à jovem um fone bluetooth, uma bola oficial de basquete e a camisa escolhida. A jovem conta que não tinha muitas expectativas, mas não deixou de participar. “Eu tô feliz de ter ganhado, não tinha esperança de ficar entre os melhores. Eu só pintei e ponto”, relata Thuanny.
O segundo lugar ficou com o estudante Gustavo Carvalho Lima, que recebeu 3.259 votos. Ele também levou para casa uma camisa oficial de 2021 e um fone de ouvido. “Me sinto muito feliz por ter ganhado. Estar entre os cinco finalistas foi uma gratidão pra mim. Ser um dos três vencedores também foi maravilhoso. Colocar meu desenho e representar a minha escola na camisa de um campeonato importante de basquete é muito legal”, conta o aluno.


Já o desenho da aluna Taylaine Viana Lima, da Escola Municipal Ernesto Che Guevara, ficou na terceira posição, sendo premiada com a versão em miniatura do “Loquinho James”, mascote da equipe. No entanto, a aluna não pôde comparecer à escola no dia da entrega.
Incentivo ao esporte
A presença da atleta Thayná na entrega da premiação é significativa. Principalmente porque são por meio de exemplos que o incentivo e envolvimento são reforçados. Além disso, mostra que Mesquita se preocupa com a acessibilidade ao esporte e resgata o sentimento de pertencimento dentro do município.
“Foi uma maravilha poder participar da entrega desses prêmios, as crianças conheceram um pouquinho de mim e eu conversei com algumas delas. Eu quero ver esses rostos na arquibancada quando começar o campeonato ano que vem, estou com muita expectativa para ver se algum deles vai se interessar pelo esporte através dessa nossa conquista dos uniformes. Agradeço muito a todos que participaram, mas eu quero que participem muito mais. Não só em relação ao nosso uniforme, mas estar com a gente em quadra e assistir nossos jogos. Com certeza, serão muito bem-vindos!”, conta a atleta.


Concurso
O concurso começou no dia 5 de setembro e aconteceu entre as turmas do 9º ano das escolas da rede pública municipal. Ao todo, a competição somou 7.245 votos. Essa foi uma parceria entre a Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação. A atividade buscou incluir a presença do esporte dentro das salas de aula e levar o sentimento de pertencimento para a comunidade.
“Todos os alunos estão de parabéns pelo empenho e dedicação na competição. Reforçamos o espírito esportivo. E isso representa o que é ser parte de Mesquita”, valoriza Monique Rosa, subsecretária municipal de Educação.
Kleber Rodrigues, subsecretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, entende que esse trabalho integrado aproxima os dois lados. “Quando desenvolvemos atividades interativas como essa, levamos o melhor da educação e esporte. Esperamos realizar mais trabalhos integrados e impulsionar essas vertentes dentro do nosso município”, conclui o responsável pela pasta.