Evento acontece na Vila Olímpica, no Cosmorama, a partir das 8h, e tem mais de 400 atletas inscritos
Neste domingo, a Via Olímpica de Mesquita será palco de uma série de lutas. No dia 19 de novembro, a partir das 8h, acontecerá ali a 10ª edição da Copa Mesquita de Jiu-jítsu, uma realização da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A ideia é revelar talentos e dar oportunidade aos atletas dos mais variados núcleos do esporte que há espalhados pela cidade de lutarem em uma competição de alto rendimento.
“Também temos um outro objetivo com essa competição: formar uma seleção mesquitense de jiu-jítsu. Essa é uma necessidade que temos e a equipe já está sendo montada. De acordo com o desempenho de cada participante, teremos condições de convidar mais atletas para desenvolvermos um trabalho focado no alto rendimento com eles”, avisa Kleber Rodrigues, subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita.
Não faltarão opções para a formação dessa seleção. Afinal, a competição deste domingo já tem 425 inscritos, ligados a 17 equipes – a maior parte delas da própria cidade, dos núcleos que oferecem a modalidade gratuitamente à população, a partir da Prefeitura Municipal de Mesquita. A expectativa é de que as lutas aconteçam ao longo do turno da manhã e da tarde. E de que o evento mobilize mais de 1.000 pessoas, incluindo técnicos, atletas, profissionais da própria prefeitura e familiares dos competidores. A Vila Olímpica de Mesquita fica na Avenida Baronesa de Mesquita s/nº, no Cosmorama, em frente a estação de trem Edson Passos.
Centro de Treinamento de Lutas em 2024
Já está em obras um Centro de Treinamento de Lutas da Subsecretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Mesquita. Ali, funcionarão as turmas do alto rendimento de jiu-jítsu, judô, karatê, luta livre esportiva, boxe e capoeira. “Vamos ter nove salas com estrutura modular, o que possibilitará aumentar ou diminuir o tamanho delas, de acordo com a nossa necessidade. Haverá um grande dojô no meio, para aulas maiores e para as competições. Além disso, vamos contar com uma parte só de academia e de tratamento fisioterápico pós-competições”, adianta Kleber Rodrigues.